Ana Moreno e Pedro Ribeiro, do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), estão prestes a embarcar numa experiência única. Os jovens investigadores foram selecionados para participar na 2ª edição do concurso EU TalentON 2024, que acontece de 9 a 14 de setembro, na Polónia. Ao lado de outros jovens talentos europeus, irão desenvolver soluções inovadoras para alguns dos maiores desafios da União Europeia: alterações climáticas, cancro, oceanos, cidades e solos.
Sob a orientação de Patrícia Oliveira-Silva, diretora do HNL, os jovens, que integram também o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), foram escolhidos entre centenas de candidatos de toda a Europa para integrar este prestigiado concurso, onde o foco é encontrar soluções inovadoras para os desafios mais urgentes da atualidade.
A participação de Ana Moreno e de Pedro Ribeiro neste concurso internacional é fruto da formação aplicada e multidisciplinar que têm recebido no HNL e reflete o genuíno interesse em participar ativamente na procura de soluções para desafios globais.
“Esta experiência representa muito mais do que uma oportunidade, sentimo-nos privilegiados pela nossa candidatura ter sido aceite e estamos a abraçar essa iniciativa com um forte entusiasmo. Unir forças com outros jovens investigadores europeus em busca de respostas para os desafios que a nossa geração enfrenta e que, consequentemente, terão impacto para as futuras gerações se não forem resolvidas, é parte do compromisso com a ciência que atribuímos às funções de um investigador”, afirma Ana Moreno.
Pedro Ribeiro acrescenta: "É incrível sentir que tenho a oportunidade de contribuir para a agenda Europeia do desenvolvimento sustentável e poder fazê-lo a colaborar com mentes brilhantes como as que foram selecionadas".
Os dois jovens vão rumar à cidade de Katowice, na Polónia, de 9 a 14 de setembro de 2024, para participarem na competição. Ambos irão integrar equipas de investigadores internacionais e, num ambiente de elevada pressão, terão de desenvolver projetos que encontrem soluções inovadoras para as suas áreas.
Ana Moreno está integrada num grupo de trabalho dedicado a encontrar soluções para o tema “Cancer Prevention and Care” e Pedro Ribeiro pertence a um grupo que se debruçará sobre o tópico “A Soil Deal for Europe”.
Soluções inovadoras para desafios globais
O grande desafio acontecerá na próxima semana, mas os dois jovens da FEP-UCP já tiveram oportunidade de conhecer as equipas onde vão estar integrados, bem como o comissário europeu envolvido no projeto. Na semana do concurso, estarão reunidos presencialmente, e trabalharão em grupos mais pequenos para desenvolver dinâmicas específicas.
Ana Moreno e Pedro Ribeiro são os únicos representantes portugueses das suas respetivas arenas a participar no concurso. Tanto um como outro realçam a importância do EU TalentON 2024: “Definitivamente, acreditamos que este é um tipo de iniciativa que pode ser a base para a colaboração internacional. Aliás, saber que terminaremos este concurso com uma proposta pronta a ser implementada e reconhecida por especialistas internacionais em cada uma das áreas, com valor estratégico para a agenda europeia, é algo que nos entusiasma e motiva, muito mais do que o prémio monetário”.
Note-se que a “prize pool” para a competição é de 75,000 euros a dividir pelos membros da equipa vencedora.
“Estamos comprometidos em usar a nossa energia, criatividade e conhecimento interdisciplinar na área das Neurociências para a construção de soluções que tenham um impacto positivo para o progresso científico e social”, rematam.
A participação no EU TalentON 2024 representa um passo importante na carreira dos investigadores do HNL e demonstra o compromisso da FEP-UCP com a formação de jovens talentos e com a produção de conhecimento de excelência.
Nesta 2ª edição, o evento conta com 108 jovens investigadores com idades entre os 21 e os 35 anos, que foram selecionados a partir de centenas de candidatos de todos os estado-membros europeus.