Rumo à Roménia: estudantes da Faculdade de Educação e Psicologia participam em programa de formação internacional

Quinta-feira, Maio 25, 2023 - 14:17

Estudantes da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), da Universidade Católica no Porto, rumaram até à Roménia para integrarem o Blended-Intensive Programme (BIP), organizado pela Universidade Babes Bolyai (UBB), em Cluj-Napoca.

Os 26 estudantes da FEP juntaram-se a 20 outros alunos oriundos da Polónia, Turquia, Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha e Lituânia para participarem em inúmeras atividades que combinaram aprendizagem, aplicação prática, trabalho em rede e exploração cultural. Patrícia Oliveira Silva, vice-diretora da FEP para a Internacionalização, e Alexandra Carneiro, coordenadora da licenciatura em Psicologia, acompanharam o grupo de estudantes durante todo o programa.

Fotografia de Grupo

 

Uma experiência abrangente e transformadora

O BIP, uma experiência de formação internacional abrangente e transformadora, proporcionou a todos os participantes o contacto com especialistas reconhecidos através de conferências sobre bem-estar e saúde mental na vida académica, a aprendizagem num mundo 3D, o teatro para desenvolver competências sociais e de comunicação, como o cérebro aprende, entre outros.

Os alunos também participaram em podcasts no AcademicRadio, atividade que teve um grande significado em termos de desenvolvimento pessoal e profissional. Esta experiência proporcionou uma plataforma valiosa para os estudantes amplificarem as suas vozes, partilharem as suas perspetivas e contribuírem para conversas significativas num contexto global.

Os estudantes afirmam que a experiência “excedeu todas as expectativas em todos os sentidos. Devo admitir que tinha algumas reservas quanto a dar entrevistas, falar na rádio e outras experiências. Mas, no final, fiz amizades para toda a vida e este programa abriu-me portas e capacitou-me para terminar agora o meu mestrado."

"Os workshops colaborativos tiraram-me da minha zona de conforto e ajudaram-me a desenvolver fortes competências de trabalho em equipa e de comunicação. Foi como uma montanha-russa de aprendizagem e aventura. Alguns oradores deram-me a volta à cabeça e partilharam conhecimentos do mundo real que fizeram com que tudo fizesse sentido”, confessa outro estudante.

O BIP serviu para fomentar uma cultura positiva de trabalho interno e um testemunho de colaboração. O BIP na Roménia juntou a FEP e a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica em Braga. A FFCS esteve representada por nove alunos, acompanhados pelas docentes Armanda Gonçalves e Íris Oliveira.

Fotografia de Grupo 2

 

Uma imersão cultural

As atividades práticas proporcionaram conhecimentos valiosos, mas a dimensão cultural e social foi igualmente cativante. Os alunos viveram uma verdadeira imersão cultural, conhecendo o rico património cultural de Cluj-Napoca através de visitas guiadas. Visitaram marcos históricos e participaram em tradições locais.

"O Parque Etnográfico Romulus Vula era como um tesouro escondido à espera de ser descoberto. Explorar as casas tradicionais e ver os artefactos foi como recuar no tempo", confessou um aluno, acerca da visita que realizaram a este equipamento cultural.

Outro estudante afirmou, também, que "visitar o Parque Etnográfico Romulus Vula foi o ponto alto para mim. A atenção aos pormenores das casas tradicionais e as histórias cativantes que os alunos que nos guiaram partilharam fizeram-me sentir ligada ao passado da região. Foi um testemunho destas pessoas que moldaram a cultura local de Cluj-Napoca".

"Testemunhar a transformação dos alunos ao longo do BIP encheu-me o coração. É claro que, inicialmente, os estudantes expressaram algum medo e apreensão em relação a algumas partes da experiência. No entanto, foi inspirador vê-los ultrapassar essas reservas iniciais e mergulharem totalmente no programa, representando orgulhosamente a nossa faculdade”, afirma Patrícia Oliveira-Silva.

“Demonstraram uma grande capacidade de adaptação, aceitaram os desafios, colaboraram com colegas de diversas origens, ultrapassaram os seus limites intelectuais, começaram a participar ativamente nos debates e integraram-se mais a cada dia que passava, entusiasmados e confiantes em seguir em frente nesta comunidade internacional. A sua dedicação e vontade de sair da sua zona de conforto exemplificam o poder transformador destas iniciativas internacionais”, acrescenta.

Os testemunhos dos vários estudantes que participaram neste programa são reveladores do impacto positivo que teve no percurso de aprendizagem e de desenvolvimento.

"Obrigado aos organizadores da Universidade Católica e da UBB, aos membros do corpo docente e aos outros estudantes por fazerem deste programa uma experiência inesquecível. A combinação entre a aprendizagem, o networking e a imersão cultural alargaram os meus horizontes e enriqueceram a minha experiência.”

Na rádio