Para profissionais que querem liderar a inovação e a excelência da Neuropsicologia no futuro.
A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) vai lançar uma nova Pós-Graduação em Neuropsicologia. Com início previsto para 18 de outubro de 2024, este curso inovador destina-se a profissionais que desejam ir além da tradicional abordagem da Psicologia Clínica e estar na vanguarda do que de mais inovador se faz na área da Neuropsicologia.
Sob a coordenação de Patrícia Oliveira-Silva, diretora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) da FEP-UCP e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), esta Pós-Graduação oferece uma experiência de aprendizagem única e completa.
Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de explorar áreas emergentes da neuropsicologia, desde a neurogenética e inteligência artificial até à neuropsicologia computacional e às interfaces cérebro-máquina.
Adicionalmente, “poderão obter conhecimentos sólidos em técnicas avançadas de neuroimagem e análise de dados, que são essenciais para a pesquisa de ponta, assim como colaborar em projetos de investigação com impacto social. Além disso, têm a possibilidade de participar nas atividades de investigação do HNL, o laboratório de neurociências da Faculdade de Educação e Psicologia, e de trabalhar lado a lado com investigadores de renome internacional”, afirma Patrícia Oliveira-Silva.
Na nova Pós-Graduação da FEP-UCP, haverá espaço para a exploração de casos clínicos reais: “Por mais que o avanço tecnológico no campo das Neurociências continue a surpreender-nos e a alargar exponencialmente a nossa capacidade de diagnóstico e intervenção, nada ofusca o entusiasmo de ouvir um relato envolvente de um caso clínico real. Muitos dos pacientes clássicos que lemos nos livros, transformaram-se em ícones de certas condições clínicas”, afirma a coordenadora do curso.
Experiência comprovada em neurociências
As linhas de investigação em curso no Laboratório de Neurociências (HNL) comprovam a experiência e o trabalho de relevo desenvolvidos pela FEP-UCP nesta área. A equipa do HNL tem, por exemplo, aplicado métodos avançados de avaliação e análise de dados para compreender como diferentes substâncias e condições fisiológicas afetam o funcionamento cerebral e a saúde mental; explorado o modo como os fatores neurofisiológicos influenciam o sono e os processos cognitivos ao longo da vida; e analisado a interface entre as neurociências e a educação, para entender como é que o cérebro aprende mais rápido.
“Os participantes poderão, se assim o entenderem e manifestarem interesse, ter contacto com estas linhas de investigação e com a equipa do nosso laboratório, para explorarem temas e estabelecerem parcerias”, afirma Patrícia Oliveira-Silva.
Uma experiência de ensino personalizada e inovadora
A Pós-Graduação em Neuropsicologia da FEP-UCP oferece uma experiência de aprendizagem única e personalizada. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos de investigação que os entusiasmam no âmbito da neuropsicologia, contando com o apoio de uma equipa de docentes experientes na área.
"O nosso foco não é apenas a partilha de conhecimento", afirma a coordenadora do curso. "Queremos construir uma oportunidade onde cada participante possa desenvolver um projeto que o inspire, e na qual o grupo como um todo sirva de catalisador de ideias".
As inscrições na Pós-Graduação estão abertas até ao dia 26 de setembro de 2024. A formação decorrerá maioritariamente em formato presencial, aos sábados, entre as 9h00 e as 18h00. Algumas sessões poderão decorrer em formato online. Os interessados poderão inscrever-se na página de Candidaturas do curso.