Docente da Faculdade de Educação e Psicologia em Luanda como consultora das Nações Unidas

Terça-feira, Janeiro 23, 2024 - 10:36

Mariana Barbosa, docente da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa, encontra-se em Luanda (Angola), como consultora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, com o objetivo de realizar atividades de diagnóstico e capacitação na Provedoria da Justiça de Angola.

A docente da FEP, que se tem dedicado às áreas da psicologia da justiça, direitos humanos e paz, deslocou-se a Luanda com vista a colaborar com a Provedoria da Justiça no que concerne aos procedimentos de gestão de queixas, contribuindo para o acesso dos cidadãos à justiça e, consequentemente, para a promoção da sua dignidade e para a salvaguarda de direitos humanos.

O arranque do trabalho de campo foi precedido de uma audiência com a Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo, no dia 16 de janeiro.

Durante o encontro, a Provedora de Justiça abordou as atividades desenvolvidas pela instituição, no domínio da tramitação de queixas e formação. Florbela Rocha Araújo falou, igualmente, dos desafios decorrentes da limitação de recursos humanos e do aumento do índice de queixas.

Mariana Barbosa tem agora seu cargo a preparação de um relatório de diagnóstico sobre o sistema de gestão de queixas e a criação de um módulo de capacitação que servirá de base à formação que irá levar a cabo junto de profissionais da Provedoria da Justiça.

 

Docente da Faculdade de Educação e Psicologia em Luanda - 1
Docente da Faculdade de Educação e Psicologia em Luanda - 2