Docente fala sobre a Psicologia ao Serviço da Paz em Seminário de Psicologia da Educação

Segunda-feira, Maio 23, 2022 - 11:14

“Contributos da Psicologia e da Educação para a Construção da Paz e Promoção da Saúde e Bem-Estar”: este foi o tema da apresentação realizada por Raquel Matos, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto e, também, sua docente e investigadora, no IX Seminário de Psicologia da Educação, organizado pela Ordem Portuguesa dos Psicólogos (OPP) e pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), e que decorreu no início de maio.

A apresentação resultou de um trabalho desenvolvido por Raquel Matos e por Mariana Barbosa, também docente e investigadora da FEP, sobre o papel da psicologia na construção da paz. Foram debatidas as diversas iniciativas ao nível do ensino, da investigação e da transferência de conhecimento promovidas nesta faculdade.

Raquel Matos, durante a apresentação, explicou que “compreender e promover a construção da paz é uma tarefa particularmente ambiciosa, sobretudo se assumirmos uma noção de paz que vai além da ‘mera’ ausência de conflito” e que esta missão pressupõe “um compromisso com os direitos humanos e com a justiça social.”

“É necessário trabalharmos em diversos contextos educativos a empatia, a valorização de cada pessoa, o respeito por nós próprios e pelos outros, os direitos humanos, a cidadania. Temos conhecimentos e competências para assumirmos um papel essencial a este nível, contribuindo para a construção de uma paz positiva e de um enquadramento estrutural não violento.”, concluiu.

A apresentação proferida alinha-se com aquela que é a orientação da Faculdade de Educação e Psicologia, enquanto instituição que aposta numa “psicologia ao serviço da paz”, ou seja, focada numa formação de futuros psicólogos que os prepara para trabalharem em contextos de crise humanitária, como é o caso da guerra, e que os prepara como cidadãos comprometidos com os direitos humanos e a justiça social.