A internacionalização e a partilha de conhecimento são pilares fundamentais do Doutoramento Internacional em Psicologia Aplicada ("Applied Psychology: Adaptation and change in contemporary societies"), um programa inovador desenvolvido pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), em parceria com a Nottingham Trent University (Reino Unido) e a Universitat Ramon Llull (Espanha).
Recentemente, os doutorandos Ana Moreno e Pedro Ribeiro, que também integram o Human Neurobehavioral Laboratory, realizaram uma estadia na Nottingham Trent University (NTU), imergindo no ambiente académico desta universidade que é parceira do programa doutoral. A visita teve como principal objetivo alavancar o desenvolvimento dos seus projetos de doutoramento e conhecer o ambiente académico e as infraestruturas de investigação desta universidade inglesa.
Integração e colaboração no ambiente académico da NTU
Ana Moreno, na fase final do seu doutoramento, aproveitou a oportunidade para consolidar o seu trabalho de investigação e reunir presencialmente com a sua orientadora da NTU, Rowena Hill. Durante a visita, participou ativamente na vida académica da Faculdade de Psicologia da NTU, envolvendo-se na discussão de posters científicos, palestras e reuniões com especialistas, como Ian Hesketh, psicólogo das forças policiais inglesas. Além disso, teve a oportunidade de conhecer as infraestruturas e os laboratórios da faculdade e de participar em eventos de team building.
Pedro Ribeiro, por sua vez, dedicou-se à colaboração com a sua orientadora da NTU na elaboração de um artigo científico para publicação, no âmbito do doutoramento, e estabeleceu parcerias com colegas da universidade inglesa para futuros estudos.
Os benefícios das estadias internacionais
Ambos os doutorandos destacam as inúmeras vantagens das estadias internacionais oferecidas pelo programa doutoral.
Para Ana Moreno, a experiência proporcionou não apenas o desenvolvimento de competências técnicas, mas também a criação de uma rede de contactos diversificada, com pessoas de diferentes culturas e áreas de especialização. “A relação entre diferentes faculdades e culturas gera sinergias que enriquecem o trabalho de investigação e abrem portas para novas oportunidades”, afirma.
Pedro Ribeiro acrescenta que a colaboração com especialistas de outras áreas e contextos académicos foi especialmente enriquecedora. “Foi bom partilhar perspetivas sobre o meu trabalho com pessoas de fora da área e também poder conversar sobre estudos que lá estão a ocorrer”, acrescenta.
Uma oportunidade única para doutorandos
Para Ana Moreno, fazer parte deste doutoramento internacional é uma “oportunidade valiosa e imperdível” que proporciona uma rica experiência cultural e profissional.
Já Pedro Ribeiro valoriza o acesso a uma equipa de orientação com especialistas em diversas áreas, muitas vezes não disponíveis no contexto da Universidade Católica nem no contexto nacional. O doutorando reforça a importância de aproveitar ao máximo a equipa de orientação: “A minha mensagem para futuros candidatos a este doutoramento é clara: aproveitem bem a vossa equipa de orientação e aprendam tanto quanto possível com os vossos orientadores.”
A visita à Nottingham Trent University é mais um exemplo das experiências positivas que o Doutoramento Internacional em Psicologia Aplicada ("Applied Psychology: Adaptation and change in contemporary societies") proporciona aos seus estudantes.
Curioso em conhecer mais detalhes sobre o programa? Visite a página do Doutoramento Internacional em Psicologia Aplicada.