“Ensinar a aprender na era dos ecrãs” é o tema do número 27 da Revista Portuguesa de Investigação Educacional

Quarta-feira, Abril 10, 2024 - 16:56

A Revista Portuguesa de Investigação Educacional lança o seu 27º número, dedicado ao tema “Ensinar e aprender na era dos ecrãs: re-imaginar a educação”.

“Nós não somos do século de inventar as palavras: somos do século de re-inventar, outra vez, as palavras que já foram inventadas”, dizia Almada Negreiros.

É um pouco sobre este lema que o número 27 da Revista se organiza. “Nesta edição, refletimos sobre inventar novos processos de gerar dinâmicas de educação e de desenvolvimento humano e social.”,refere José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa.

Para o Professor da FEP, “Ensinar e aprender nestes novos contextos tecnológicos pode ser visto como uma arte combinatória de tecnologias, estratégias, dinâmicas, suportes, relações e aprendizagens que assumem múltiplas possibilidades. E ao fazê-lo estamos a dar um contributo para democratizar o acesso e o sucesso da educação. Porque a educação universal é uma fonte de liberdade, dignidade, e relação do ser humano.”

A edição número 27 da Revista é composta por oito artigos científicos, sujeitos a revisão por pares, e que se debruçam sobre os seguintes temas:

 

Sobre a Revista Portuguesa de Investigação Educacional

A Revista, editada pela Universidade Católica Editora, dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação. Era publicada tradicionalmente em formato papel e, a partir de 2011, passou a ser publicada em formato eletrónico.

A Revista está associada ao Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) e é cofinanciada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).