A Revista Portuguesa de Investigação Educacional lança o seu 27º número, dedicado ao tema “Ensinar e aprender na era dos ecrãs: re-imaginar a educação”.
“Nós não somos do século de inventar as palavras: somos do século de re-inventar, outra vez, as palavras que já foram inventadas”, dizia Almada Negreiros.
É um pouco sobre este lema que o número 27 da Revista se organiza. “Nesta edição, refletimos sobre inventar novos processos de gerar dinâmicas de educação e de desenvolvimento humano e social.”,refere José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa.
Para o Professor da FEP, “Ensinar e aprender nestes novos contextos tecnológicos pode ser visto como uma arte combinatória de tecnologias, estratégias, dinâmicas, suportes, relações e aprendizagens que assumem múltiplas possibilidades. E ao fazê-lo estamos a dar um contributo para democratizar o acesso e o sucesso da educação. Porque a educação universal é uma fonte de liberdade, dignidade, e relação do ser humano.”
A edição número 27 da Revista é composta por oito artigos científicos, sujeitos a revisão por pares, e que se debruçam sobre os seguintes temas:
- Modelos locais de governação na educação
- ¿Por qué algunos estudiantes universitarios no asisten a clase? Evidencia empírica acerca de las diferencias entre titulaciones
- (Des)conexões entre a autoavaliação de escola, as lideranças e os professores. Um estudo cruzado de perceções
- Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?
- Traços éticos no ensino online: perceções de estudantes de educação social
- Formative analytics: apoio ao processo de aprendizagem
- Internet das coisas na educação. Tecnologia, pedagogia e aprendizagem
- Espaços e tempos da autonomia das escolas: entre o decretado e o construído
Sobre a Revista Portuguesa de Investigação Educacional
A Revista, editada pela Universidade Católica Editora, dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação. Era publicada tradicionalmente em formato papel e, a partir de 2011, passou a ser publicada em formato eletrónico.
A Revista está associada ao Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) e é cofinanciada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).