Investigadora da Católica vence prémio do EU TalentOn com projeto na área do cancro

Sexta-feira, Setembro 20, 2024 - 10:38

Ana Moreno e Pedro Ribeiro, alunos Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), foram selecionados para o prestigiado EU TalentOn 2024, juntando-se a 108 jovens cientistas da União Europeia para enfrentar os grandes desafios globais da atualidade.

Com vasta experiência em cuidados paliativos no Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), Ana Moreno foi selecionada para a arena de Cancer Prevention & Care com uma proposta centrada em stress resilience. Na competição o projeto Breath for Life, uma proposta de deteção precoce de cancro, valeu-lhe a vitória do EU TalentOn 2024.

Já Pedro, envolvido no projeto UCP/FEP/HNL HealthySoils, foi selecionado para a arena Soil Deal for Europe, onde apresentou uma proposta baseada numa adaptação do projeto UCP/FEP/HNL HealthySoils.

O evento, que decorreu de 9 a 13 de setembro em Katowice, Polónia, fez parte das celebrações da Katowice European City of Science e representou uma oportunidade única para a Católica reforçar o seu compromisso com a inovação e o empreendedorismo na busca de soluções colaborativas para os desafios globais.

Em Katowice, os dois jovens cientistas, desenvolveram soluções inovadoras para problemas complexos, em equipas multidisciplinares. Cada equipa apresentou propostas viáveis e científicas, avaliadas pela sua criatividade e inovação, mérito científico e impacto, viabilidade e apelo.

Durante a semana, Ana e Pedro, com as suas equipas, enfrentaram desafios intelectuais e pessoais. “Participar no EU TalentOn 2024 foi uma experiência indescritível”, recorda Ana. “O que começou como um desafio, terminou numa semana de aprendizagem e crescimento pessoal e profissional. Toda a jornada foi revigorante, desde o acolhimento e suporte da equipa de organização, à inspiração e feedback dos experts que nos acompanharam, e às relações criadas com os nossos colegas de equipa e outros participantes”.

Já Pedro destaca a intensidade do processo. “É verdade que foi um ambiente de stress constante, uma semana para criar todo um projeto que não só tinha o requisito de ser inovador como cientificamente correto e viável é algo a roçar o impossível, por isso acho que como participantes todos devemos estar satisfeitos e orgulhosos do nosso trabalho”.

A interação com jovens cientistas de diferentes áreas e origens foi um dos aspetos mais enriquecedores da experiência. "Foi uma semana em que cada um de nós foi desafiado a dar asas às ideias e projetos que nos levaram a apaixonar pela ciência em primeiro lugar. Levo comigo uma experiência única, certamente com ramificações futuras, e que me fazem recordar o que me fascinou na academia: contribuir para um mundo melhor”, afirma Ana.

Para Pedro, o mais inspirador foi a colaboração com colegas de diferentes nacionalidades, unidos por um objetivo comum: "Trabalhar lado a lado com estranhos, sabendo que a única coisa em comum entre os membros da equipa é a crença nas suas capacidades e a esperança por uma Europa mais sustentável e justa, foi verdadeiramente inspirador.” E acrescenta: “Há que dar muito crédito à formação que a Católica nos ofereceu, porque é a esta que devemos parte da coragem necessária para embarcar neste desafio".

O EU TalentOn 2024 reafirmou o papel da Universidade Católica Portuguesa como uma instituição empreendedora e proativa na formação de jovens talentosos e resilientes.