A música como ferramenta terapêutica: BIP na Croácia explora novas fronteiras

Quarta-feira, Agosto 7, 2024 - 12:35

A nossa ligação à música pode ter efeitos surpreendentes! Tal ficou patente no mais recente BIP – Blended Intensive Program, realizado na Croácia, onde estudantes da FEP-UCP e investigadores do Research Centre for Human Development (CEDH) puderam explorar as aplicações terapêuticas da música.

O programa, realizado de 21 a 27 de julho, em parceira com universidades da Croácia, Itália e Roménia, proporcionou uma imersão única no mundo da música e das neurociências, ao explorar o modo como os sons podem influenciar o nosso cérebro e o bem-estar.

Como explica Patrícia Oliveira-Silva, docente na FEP-UCP e membro da organização deste BIP: “A música tem a capacidade de transformar a experiência humana e representa uma linguagem universal que desbloqueia as nossas emoções de uma forma única. É justamente essa capacidade da música de modular as nossas emoções, e interagir de uma forma tão intrínseca com o nosso cérebro, que a torna uma poderosa ferramenta de intervenção clínica.”

A música como ponte para a saúde mental

Durante o BIP, os 15 estudantes e 4 investigadores da FEP-UCP/CEDH que rumaram à Universidade Católica da Croácia, tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a relação da música com as emoções, a cognição e a intervenção clínica.

“Os estudantes e investigadores aprenderam imenso com profissionais de diferentes países, nomeadamente com neurocientistas, psicólogos clínicos e músicos profissionais, que através da música demonstraram métodos inovadores e eficazes de intervenção clínica. Falámos de vários casos de patologias neurodegenerativas, como o Alzheimer;  do autismo; e do impacto da música na reabilitação motora, redução do stress e ansiedade, enriquecimento cognitivo e emocional, entre muitos outros exemplos.”, avança a também diretora do Human Neurobehavioral Laboratory | HNL.

Durante a semana do BIP, os investigadores do CEDH dinamizaram vários workshops.

Patrícia Oliveira-Silva deu início ao programa, com uma comunicação sobre o trabalho que o HNL tem desenvolvido acerca do impacto da música no cérebro e da sua utilização como ferramenta de intervenção clínica.

Ana Moreno e Miguel Ferreira, estudantes do Doutoramento Internacional em Psicologia Aplicada, da FEP-UCP, dinamizaram um workshop, no qual exploraram em profundidade a relação entre música e emoções.

Ainda dentro da equipa portuguesa, a investigadora Patrícia Batista organizou um workshop sobre a música e a capacidade de regulação emocional, e utilizou várias dinâmicas para explicar como se desenvolve investigação nesta área.

Por fim, Pedro Ribeiro e Nádia Moura, estudantes do programa de doutoramento internacional já indicado, demonstraram como a música pode servir de veículo para a sincronia fisiológica, através de vários exemplos práticos e muitas atividades embaladas pela música.

Uma experiência internacional enriquecedora

Além do conteúdo científico, o BIP proporcionou aos participantes uma rica experiência intercultural. A convivência com estudantes e investigadores de diferentes países permitiu a troca de conhecimentos e a criação de novas redes de colaboração.

“Os BIPs organizados pela FEP-UCP têm permitido flexibilizar a participação de estudantes e investigadores nas iniciativas de internacionalização. Muitos desses estudantes, de outra forma, poderiam não ter a possibilidade de participar numa mobilidade internacional de um semestre. Os programas de curta duração valorizam a possibilidade de combinar as experiências internacionais com outras responsabilidades académicas e pessoais, fazendo com que sejam iniciativas mais acessíveis a um maior número de participantes”, afirma Patrícia Oliveira-Silva.

O balanço desta edição foi claramente positivo e constituiu-se como uma forma inovadora para esta aliança internacional ensaiar um projeto comum.

O BIP na Croácia representa um marco importante na investigação entre música e neurociências, levada a cabo pelo HNL. A diretora desta Unidade de Investigação com impacto na comunidade refere: “Everett Thayer Gaston, um pioneiro nesta área entre as décadas de 40 a 60, disse o seguinte: “Music is not mystical, it is mysterious”. Eu interpreto essa citação com o significado de que embora a música não envolva forças místicas, ela continua a ser um fenómeno profundamente complexo que tem desafiado o conhecimento científico.”

Note-se que, para além da FEP-UCP e do CEDH, as outras três universidades envolvidas neste BIP foram a Hrvatsko katoličko sveučilište - Catholic University of Croatia (Croácia), a Università Cattolica del Sacro Cuore (Itália) e a Universitatea „Babeș-Bolyai” din Cluj-Napoca (Roménia).