51 estudantes de 9 nacionalidades do mestrado em Psicologia – área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde – da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa, e do mestrado em Counselling and Psychotherapy, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de São. José em Macau, refletiram sobre os desafios e as oportunidades que o uso de tecnologias de comunicação colocam aos casais e às famílias. Antecipando o seu papel como profissionais de saúde mental, debruçaram-se também sobre as responsabilidades e competências requeridas no trabalho a desenvolver com esta população.
A iniciativa, integrada no modelo Collaborative Online International Learning (COIL), teve como tema “Families and Technology: Challenges and Opportunities” e foi coordenada por Vânia Sousa Lima, docente da Faculdade de Educação e Psicologia.
O projeto desenrolou-se ao longo de duas semanas, tendo terminado com uma sessão conjunta de discussão online e sistematização dos contributos a 22 de maio, num exercício que sublinhou a diversidade cultural e o diálogo e a colaboração requeridas para o garante do seu respeito, tidos como nucleares para o exercício profissional na área da saúde mental.