27 representantes de universidades europeias e norte-americanas, juntamente com docentes e investigadores da FEP, estiveram reunidos na Universidade Católica no Porto, para debaterem a importância da cooperação global nas áreas da investigação, ensino e responsabilidade social. A FEP International Week sob o tema New Routes to Global Engagement, decorreu de 23 a 27 de outubro.
“Ainda há um longo caminho a percorrer quanto à internacionalização no Ensino Superior. Muito trabalho a ser feito e, como consequência, muitos benefícios a serem colhidos. Mas em questões de liderança, seja no ensino superior ou noutros contextos, acredito que o otimismo deve prevalecer. Embora a escala da visão que temos para a FEP nesse aspeto possa parecer desafiadora, ainda acredito que no futuro vamos olhar para essas iniciativas como impulsionadoras de mudanças significativas. Afinal, internacionalização diz respeito a mudar e a elevar a qualidade do que fazemos a nível do ensino, da investigação e do retorno para a sociedade”, explica Patrícia Oliveira-Silva, membro da Direção da FEP para a Internacionalização e responsável pela organização da iniciativa.
Ao longo de quatro dias (o último foi dedicado a uma visita à cidade do Porto), os participantes partilharam conhecimento sobre temas como: o engagement enquanto caminho para uma educação global; a importância de programas de formação na educação para uma cidadania intercultural/global; a criação de um plano integrado para a internacionalização nas instituições de ensino superior; estratégias para promover a diversidade, equidade e a inclusão entre a geração Z; e a comunicação e o marketing enquanto ferramentas para fortalecer o diálogo internacional.
Houve também espaço para dar a conhecer o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) e outras estruturas de investigação da FEP, bem como alguns projetos internacionais dinamizados por docentes da faculdade: o Heroic Imagination Project, o Let’s Care Project e o Youth in Action. Os participantes também realizaram uma breve sessão de exercício físico, dinamizada pela equipa do projeto Católica In!, além de elaborarem projetos conjuntos durante o Workshop “Designing Together a Project Proposal”, dinamizado pela Diana Mesquita.
“O Global Engagement assenta em 3 pilares: Pessoas, Instituição e Comunidade”
A semana internacional da FEP ainda contou com a intervenção de outros representantes da Católica.
João Cortez, diretor do Gabinete de Inovação e Investigação da UCP, destacou a importância de existir um plano para promover o impacto global da investigação e da inovação nas Instituições do Ensino Superior.
Já Francisco Mendes-Palma, diretor de Global Engagement na UCP, frisou que: “o Global Engagement assenta em 3 pilares: Pessoas, Instituição e Comunidade”. O responsável apresentou a estratégia da UCP nesta área e sublinhou a importância de “de um plano de formação e ajuste das estruturas internas.”
A internacionalização faz parte do plano estratégico da FEP
Raquel Matos, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia, sublinhou, no âmbito da abertura desta semana, que “a internacionalização é uma dimensão chave no plano estratégico da faculdade até 2025, e que estas semanas constituem um evento fundamental para alcançarmos as metas que definimos.”
Também Isabel Braga da Cruz, pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa, interveio no programa semanal: “este é um tema de extrema importância para a Universidade Católica e que se encontra plasmado no nosso plano estratégico. Não nos ficamos pelas palavras. Estamos a agir, a fazer acontecer”.
O balanço FEP Fall International Week 2023 foi claramente positivo. “Foi um excelente momento de partilha de conhecimento e de construção de redes e de parcerias”, frisa Patrícia Oliveira-Silva. No encontro participaram representantes dos Estados Unidos, Roménia, Polónia, Itália, Brasil, Alemanha, Espanha, Ucrânia e França.
A organização da FEP International Week assenta no compromisso da faculdade em integrar uma mentalidade internacional e intercultural que ultrapassa as fronteiras do campus da universidade e que tem o potencial de beneficiar mutuamente todas as partes interessadas e instituições parceiras para as capacitar a agir numa comunidade global interligada.