A Universidade Católica Portuguesa no Porto, através da sua Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) e do Católica Learning Innovation Lab (CLIL), estabeleceu uma parceria com o Museu Futebol Clube do Porto com o objetivo de analisar, reestruturar e validar cientificamente o Programa Educativo do museu. Este projeto, com a duração de seis meses, a partir de novembro de 2024, visa garantir que as atividades e estratégias pedagógicas do Programa estejam em consonância com as orientações curriculares e as competências a desenvolver ao longo da escolaridade, num programa acessível, interativo, flexível e adaptável.
De acordo com Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, “este é um passo importante que consolida a missão da Católica no terceiro braço que justifica o crescimento de uma universidade, que é a translação de conhecimento. No fundo, é a transação do conhecimento que é desenvolvido dentro da instituição e é passado para a sociedade. Para a Católica no Porto este é um passo natural, ou seja, ter uma relação com as instituições da cidade. Estamos inscritos num território, num contexto, e faz trabalhamos essas relações. O tema que nos traz aqui hoje é de inovação pedagógica, que está inscrito no nosso plano de desenvolvimento estratégico e que surge a partir da Faculdade de Educação e Psicologia. Temos várias colaborações com a cidade, várias áreas de intervenção, e um ecossistema muito específico que nos permite trabalhar este tipo de colaborações interdisciplinares com o exterior.”
Por sua vez, o vice-presidente do Futebol Clube do Porto, Tiago Madureira, salientou: “a assinatura deste protocolo é algo que muito nos honra. O protocolo está integrado na nova estratégia de aproximação e abertura às instituições que mais prestigiam a sociedade, como é a Universidade Católica. Neste caso, o âmbito é o Museu FC Porto, um Museu que projeta o nome do clube, da cidade e do país pelas centenas de milhares de visitantes que recebe anualmente. O Museu também desempenha um papel muito importante através do programa educativo, que nasceu conjuntamente com a sua criação e vê hoje a validação do trabalho desenvolvido e a possibilidade de melhorar o que é feito atualmente com uma oferta diferenciada e inovadora, que será o início de uma colaboração mais abrangente entre as duas instituições.”
A equipa da Universidade Católica Portuguesa, em cooperação estreita com os responsáveis pelo Serviço Educativo do Museu, irá proceder a uma análise minuciosa dos eixos e das atividades pedagógicas, identificando áreas-chave de intervenção e propondo melhorias. “Pretendemos desenhar cenários educativos inovadores que facilitem a integração curricular das atividades do museu, de modo a maximizar o seu impacto formativo e aprendizagem significativa dos estudantes que o visitam e exploram,” explicou Diana Soares, docente e coordenadora do Católica Learning innovation Lab. Mafalda Magalhães, diretora do Museu FC Porto, referiu “O protocolo significa um passo importante para uma validação do nosso projeto educativo, que tem vindo a ser alterado ao longo dos últimos 11 anos, mas que entendemos que precisa de uma reformulação mais profunda e adequada às exigências dos projetos educativos governamentais. A Universidade Católica é uma instituição de elevado prestígio e para nós é muito importante a assinatura deste protocolo, porque temos a certeza de que vamos conseguir chegar a um patamar de excelência no nosso projeto pedagógico, o que é fundamental para o desenvolvimento do Museu FC Porto.”
No final deste processo colaborativo, será apresentado um Programa Educativo renovado, onde o desporto se configura como uma porta de entrada para aprendizagens significativas, informadas por metodologias pedagógicas ativa, centradas nos estudantes, alinhadas com critérios de inovação pedagógica e com as atuais recomendações e normativos curriculares
Esta colaboração entre a Universidade Católica Portuguesa e o Museu do Futebol Clube do Porto procura elevar o valor educacional das experiências proporcionadas pelo museu, tornando-as ainda mais enriquecedoras e alinhadas com as necessidades e desafios atuais da educação.
A assinatura do protocolo que formaliza esta cooperação decorreu no dia 23 de outubro de 2024, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.