Aprender Com Todos: Projeto da Católica no Porto promove o sucesso escolar e a equidade no acesso à educação

Terça-feira, Novembro 9, 2021 - 09:32

Aprender Com Todos (ACT) é o nome do projeto de intervenção e investigação socioeducativa promovido pela Faculdade de Educação e Psicologia e pela Área Transversal de Economia Social da Católica no Porto.

Cerca de 400 estudantes, do 1º ao 9º ano, já estiveram envolvidos nas atividades promovidas pelo projeto ACT, que está implementado no Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho, no Porto, e que se enquadra na abordagem territorial de Desenvolvimento Local de Base Comunitária.

Financiado pelo Norte 2020 e pelo Fundo Social Europeu, o projeto, que teve início em outubro de 2019, pretende envolver os diferentes agentes educativos e comunitários em prol da promoção do sucesso escolar e da prevenção do abandono precoce, implementando e reforçando medidas que promovam a equidade no acesso à educação.

Lurdes Veríssimo, docente e investigadora da FEP e coordenadora do projeto, refere que “através de atividades de carácter criativo, expressivo e cívico, pretende-se estimular as competências socioemocionais e académicas dos alunos, promotoras de maior participação social, envolvimento e sucesso escolar.”

São 7 os eixos de ação que orientam as atividades promovidas pelo ACT

Prevenção das dificuldades de aprendizagem; Desenvolvimento Socioemocional; Aprendizagem Formal e Não Formal; Disciplina e Cultura Escolar; Direitos Humanos e Cidadania; Envolvimento Parental e Investigação são os 7 eixos orientadores do projeto, através dos quais se desenvolvem múltiplas e diferenciadas atividades que envolvem os alunos do 1º ao 9º ano do Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho, no Porto.

Programa de Treino da Consciência Fonológica, Programa de Promoção de Competências de Leitura, Programa Aprender na Comunidade, Projeto “Justiça para Todos”, Academia de Líderes Ubuntu, School Talks, Prémio Malala Yousafzai, “Estudar aqui!” - Exposição comunitária de fotografia e “Vamos falar de…” – Sessões de educação parental são alguns exemplos de atividades desenvolvidas que têm como principais objetivos:

  • prevenir as dificuldades de aprendizagem, promover o desenvolvimento de várias competências socioemocionais
  • reforçar a colaboração interinstitucional e interdisciplinar entre alunos, docentes e agentes da comunidade
  • contribuir para a construção de uma visão e de uma vivência positiva da escola
  • sensibilizar, mobilizar e disseminar conhecimentos e práticas sobre os Direitos Humanos
  • fomentar a relação entre a escola e a família

 

À ação alia-se a Investigação, eixo que se posiciona como transversal a todos os outros, e através do qual se pretende criar mecanismos de monitorização e avaliação da eficácia, da adequação e do impacto das atividades desenvolvidas.

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