Um estudo do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), realizado em colaboração com outras três instituições de ensino superior, concluiu que a metodologia da Aprendizagem-Serviço (ApS) é uma ferramenta eficaz para aumentar a literacia dos estudantes universitários sobre o desenvolvimento sustentável.
A investigação, designada Educating for the sustainable development goals through service-learning: University students’ perspectives about the competences developed, apresenta os resultados de uma experiência implementada na Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Porto, envolvendo três diferentes unidades da UCP (a UDIP, a FEP e a CPBS), na qual 15 estudantes de diferentes cursos foram desafiados a ministrar formação a alunos externos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), após terem recebido formação sobre o tema.
Pretendia-se analisar se a metodologia ApS, utilizada no âmbito desta experiência, contribuía para aumentar o conhecimento dos estudantes sobre os ODS.
Os 15 alunos envolvidos na experiência revelaram que o projeto os ajudou não só a aumentar a sua literacia sobre desenvolvimento sustentável (um dos grandes objetivos), mas também os auxiliou na sua aprendizagem académica, profissional e desenvolvimento pessoal.
De acordo com os participantes, o projeto de ApS contribuiu ainda para promover a consciência sobre os ODS nos estudantes destinatários (alunos do ensino secundário português e de universidades estrangeiras), predispondo-os a alterar as suas práticas e atitudes.
“Este estudo reforça a importância de incluir unidades curriculares no currículo das universidades centradas na educação para a sustentabilidade, destacando a metodologia ApS como uma ferramenta eficaz para esse efeito”, afirma Luísa Mota Ribeiro, primeira autora do estudo, desenvolvido em colaboração com outros membros da UCP, bem como com elementos da Indiana University, Universidade do Minho e Universidad Autónoma de Madrid.
“O estudo pode ser considerado um contributo de como a metodologia ApS pode ser implementada nas instituições de ensino superior para promover o desenvolvimento sustentável dos estudantes universitários”, acrescenta a investigadora.
O papel da Aprendizagem-Serviço na definição do propósito de vida dos estudantes
Uma outra investigação do CEDH sobre a ApS veio realçar a importância desta metodologia na definição do propósito de vida dos estudantes do ensino superior.
Intitulado Purpose in life in higher education: is there a role for service-learning?, o paper envolveu 112 estudantes dos 4 Campi da Universidade Católica, que estavam a frequentar unidades curriculares com adoção da metodologia Aprendizagem-Serviço.
A investigação analisou o propósito de vida destes estudantes e procurou perceber se o mesmo era alterado, após participarem num projeto ApS.
Mais de 70% dos estudantes afirmou ter mudado “muito” ou “moderadamente” o seu propósito de vida, após ter participado num projeto ApS.
Os alunos consideram que esta metodologia de ensino-aprendizagem vai ao encontro dos seus desejos de crescimento pessoal e social, e revêem-se na sua aplicação.
Adicionalmente, mais de 70% considera que estar envolvido em atividades de ajuda ao outro faz muito ou totalmente parte da sua identidade.
“As universidades desempenham um papel importante na promoção do desenvolvimento do propósito de vida dos estudantes, e a Aprendizagem-Serviço é um excelente exemplo de metodologia que pode contribuir para esse fim”, refere Luísa Mota Ribeiro, primeira autora do estudo, que resulta da colaboração entre membros dos 4 campi da UCP, da Universidade do Porto, Universidad Autónoma de Madrid, Universidade do Minho e Indiana University.
“Por essa razão, e tendo em conta os benefícios associados à prática da Aprendizagem-Serviço, é importante defender a sua integração nas instituições de ensino superior”, remata.
Ambos os papers foram desenvolvidos no âmbito do projeto CApS, que se encontra atualmente a ser implementado na Universidade Católica. Este projeto pretende institucionalizar e promover a disseminação da metodologia ApS, não só no seio da UCP, mas também entre outras instituições de ensino superior portuguesas.
Sobre a Aprendizagem-Serviço
A ApS é uma metodologia de aprendizagem ativa, na qual os estudantes aprendem, desenvolvendo um serviço na e com a comunidade.
A metodologia tem o objetivo de desenvolver a consciência social e a cidadania ativa dos estudantes, incentivando-os a tornarem-se agentes de mudança na comunidade onde se inserem.