CLIL é representado no CNaPPES 24 através da “voz” de estudantes

Segunda-feira, Julho 29, 2024 - 12:49

O que dizem os estudantes sobre práticas de inovação pedagógica no ensino superior? Este foi o tema da apresentação oral que o CLIL | Católica Learning Innovation Lab levou ao 10.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES 2024), que aconteceu de 8 a 9 de julho de 2024, no ISCAP | Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

Diana Soares, coordenadora do CLIL, e Maitê Gil, Especialista em Educação e Desenvolvimento Profissional Docente deste Laboratório de Inovação Pedagógica da Universidade Católica, marcaram presença no Congresso, acompanhadas das estudantes Beatriz Bértolo e Beatriz Granja da Silva, da Licenciatura em Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP). As alunas contribuíram para o trabalho apresentado no CNaPPES 2024, através do Clube do Investigador da FEP-UCP.

A apresentação oral foi realizada pelas duas estudantes de licenciatura, e está em concordância com uma das linhas de ação do CLIL, que consiste no envolvimento de estudantes como parceiros no processo de conceção e de avaliação das iniciativas de inovação pedagógica do laboratório.

O trabalho focou-se numa intervenção realizada numa unidade curricular (UC) do primeiro ano do Mestrado em Psicologia, onde se dinamizou um grupo de discussão focalizado com alunos, acerca de diferentes dimensões das suas experiências de aprendizagem. Concluiu-se que as experiências mais valorizadas pelos estudantes são a relação pedagógica estabelecida com o docente, o feedback recebido, as dinâmicas propostas em sala de aula e os recursos disponibilizados.

A integração dos estudantes nas dinâmicas de inovação pedagógica em curso no CLIL

Para Maitê Gil, a participação das duas alunas no CNaPPES 2024 comprova “a integração efetiva da ‘voz’ dos estudantes nas dinâmicas de inovação pedagógica em curso no CLIL”.

“Acredito que a experiência de poder fazer parte de todas as etapas da elaboração de um artigo científico, assim como posteriormente debater sobre ele com outros investigadores de variadas áreas, me permitiu alargar horizontes, através da troca de conhecimento e de ideias pedagógicas inovadoras. Aqui eu senti-me acolhida pelas docentes, que a minha opinião importava, e que estava a contribuir para a investigação, ao mesmo tempo em que me divertia”, refere a estudante Beatriz Granja.

“O que dizem os estudantes? Os ‘estudantes como parceiros’ nas práticas de inovação pedagógica” foi o título da comunicação apresentada.