As Neurociências e a Sustentabilidade têm sido protagonistas numa série de quatro workshops durante o mês de julho promovidos pelo Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), da Faculdade de Educação e Psicologia, para mais de 150 participantes da Universidade Júnior, um programa de cursos de verão da Universidade do Porto.
Estas séries de workshops, destinados a estudantes do 10º ao 12º ano, têm decorrido no campus da Católica no Porto e têm proporcionado aos participantes a oportunidade de adquirirem conhecimentos ligados à relação entre as neurociências e aos nossos comportamentos de consumo, despertando o interesse e a consciência sobre o papel crucial que os jovens desempenham na construção de um mundo mais sustentável.
Durante o workshop, os participantes têm tido a oportunidade de discutir estratégias para promover a sustentabilidade, incentivando os estudantes a adotar medidas concretas e positivas no meio ambiente e na sociedade. O HNL tem partilhado dados relevantes sobre as neurociências, destacando como o cérebro humano processa informação e estímulos ligados à sustentabilidade.
Patrícia Oliveira-Silva, coordenadora do Human Neurobehavioral Laboratory e responsável pela dimensão dos estudos sobre os consumidores no âmbito do BE@T, afirma que “no HNL, queremos moderar a interação do consumidor com a indústria do setor através das neurociências.” A docente e investigadora confessa que “podemos orientar as próximas gerações de consumidores de forma a que cada compra seja uma oportunidade de fazer a diferença.”
Estes workshops estão inseridos no contexto do Projeto BE@T, em parceria com o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), e estão integrados no protocolo estabelecido com o CITEVE – Tecnologia Têxtil, no âmbito da política de parcerias da Universidade Católica no Porto. As sessões, que estão a ser dinamizados pelo HNL com a presença de representantes do CITEVE, têm reunido docentes, investigadores e estudantes do ensino secundário em sessões dinâmicas e interativas.
A parceria entre o HNL e a Universidade Júnior demonstrou o compromisso em capacitar os jovens a tomar decisões conscientes e sustentáveis para que se tornem agentes de mudanças na comunidade e no mudo. Através da partilha do conhecimento e a participação dos jovens, pretende-se despertar a sua consciência para a procura por um futuro sustentável.