Joaquim Machado, docente da FEP e investigador do CEDH, é coautor juntamente com João Formosinho, de um artigo publicado em 23/07/2018, na "Medi@ções, Revista online, ESE/IP de Setúbal", intitulado "Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)". Este artigo identifica as principais alterações organizacionais e pedagógicas na educação básica primária de 1997 a 2018 e analisa as suas consequências na reconfiguração da organização do processo de ensino, da profissionalidade docente e das práticas pedagógicas na educação primária. Verifica a tendência uniformizadora que generaliza a lógica da compartimentação do ensino e interpreta-a como um processo progressivo de colonização cultural da educação de infância.
Formosinho, J. & Machado, J. (2018). Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018). Medi@ções, Revista online, ESE/IP de Setúbal, vol. 6, nº 1, 2018, 5-29