Luísa Antunes Ribeiro, docente da FEP e investigadora do CEDH, é autora do artigo:
Ribeiro, L., Casey, B., Dearing, E. & Nordahl, K. , Aguiar, C., Zachrisson. H. (2020). Early Maternal Spatial Support for Toddlers is Associated with Math Skills in Second Grade. Journal of Cognition and Development
https://doi.org/10.1080/15248372.2020.1717494
O artigo descreve um estudo longitudinal sobre a relação entre a estimulação do raciocínio espacial em crianças do pré-escolar e o desempenho na matemática. Os resultados obtidos junto de uma mostra de 932 díades mãe-filho/a demonstraram que níveis mais elevados de estímulo do raciocínio espacial durante uma tarefa de resolução de puzzles estavam associados a menor dificuldade na matemática cinco anos mais tarde. Estes resultados contribuem para a identificação de estratégias parentais que favoreçam o desempenho da matemática, bem como para o desenvolvimento de intervenções dirigidas a pais de crianças em risco de insucesso nesta disciplina.