Este ano, Portugal celebra meio século de democracia e liberdade. Para assinalar este marco histórico, o número 26 da Revista Portuguesa de Investigação Educacional é dedicado ao tema Educação, equidade, qualidade e democracia (os últimos 50 anos e os futuros em aberto).
“Apostados em celebrar os 50 anos de democracia e liberdade, que se comemoram em 2024, em Portugal, a Revista Portuguesa de Investigação Educacional dá início à publicação, entre o presente número e os números de 2024, de um conjunto de artigos que permitam refletir sobre os percursos realizados em termos de políticas públicas, modelos organizacionais e práticas educacionais, em Portugal e no mundo.”, refere Joaquim Azevedo, fundador e Diretor da Revista.
“Pela evolução que se verificou na educação, em termos de promoção da igualdade de oportunidades, de equidade e de sucesso escolar, bem como de crescimento da procura social de educação, este subsistema social terá desempenhado um papel crucial na construção da democracia e da igualdade.”, acrescenta o também Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa.
Publicada em formato online, a edição da revista é composta por oito artigos científicos, sujeitos a revisão por pares.
Entre os vários temas abordados, destacam-se as dinâmicas de participação democrática no ensino básico e de promoção do sucesso escolar; a construção de “novas ecologias de aprendizagem” por parte das escolas, que investem em novas práticas pedagógicas e procuram proporcionar condições de sucesso escolar para cada criança e jovem; os desafios da universalização do acesso ao ensino superior; e a evolução da profissionalidade docente, ao longo destas cinco décadas de democracia.
O número 28 da Revista, a ser publicado em 2024, completará este foco de reflexão, com abordagens sistematizadas acerca da evolução da educação nos últimos 50 anos, por grandes domínios.
Sobre a Revista Portuguesa de Investigação Educacional
A Revista, editada pela Universidade Católica Editora, dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação. Era publicada tradicionalmente em formato papel e, a partir de 2011, passou a ser publicada em formato eletrónico.
A Revista está associada ao Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) e é cofinanciada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).