Waves in You: o projeto de surf therapy para crianças migrantes e refugiadas

Terça-feira, Setembro 26, 2023 - 12:14

O Waves in You é um projeto de surf therapy destinado a crianças migrantes e refugiadas que tem como objetivo promover o bem-estar psicológico e a inclusão social destas crianças.

Mariana Barbosa, coordenadora de saúde mental no projeto e docente da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP-UCP), explica que “são reconhecidos cientificamente os benefícios da prática do surf, bem como o impacto da modalidade no apoio à inclusão social e à melhoria da qualidade de vida”. A depressão, a ansiedade e o stress pós-traumático são alguns dos problemas para os quais o surf pode constituir uma ferramenta terapêutica eficaz na intervenção.

Desenvolvido pela Fish Surf School, em parceria com a Universidade Católica e o Instituto Universitário de Ciências da Saúde, o projeto combina estratégias de educação não formal e estratégias de ensino formal da prática de surf. As sessões são dinamizadas por uma equipa que integra um instrutor de surf e uma psicóloga, aliando o apoio técnico ao apoio emocional.

Mariana Barbosa partilha que “felizmente foi fácil encontrar patrocinadores para os nossos surfistas Waves in You, através do apoio da Coverflex, da Clínica Dentária Dra. Sónia Pombo, e um donativo particular de Marta Ferraz Barbosa, que garante a continuidade da prática de surf das crianças do primeiro grupo”. O objetivo é fazer “escalar o projeto”: “temos o objetivo de poder oferecer esta oportunidade a mais crianças e, a curto prazo, arranjar entidades que se queiram associar.”

O programa piloto do projeto arrancou junto de cinco crianças beneficiárias da MEERU Aproxima, uma associação de apoio a comunidades migrantes e refugiadas. Participaram no programa piloto voluntários da MEERU, tendo tido um papel crucial quer no apoio logístico, quer enquanto interlocutores privilegiados junto das famílias e crianças, pela proximidade afetiva e relacional que têm com as mesmas. A avaliação de impacto do projeto está a ser conduzida pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), da FEP-UCP, e pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde.