Fazer com que os alunos aprendam em casa, através de plataformas de ensino a distância e da televisão, tem sido um desafio para professores, alunos e famílias. No entanto, esta é uma excelente oportunidade para questionar e reinventar práticas pedagógicas que se encontram enraizadas há muito no ADN da Escola e cuja ineficácia se tornou ainda mais evidente com a necessidade de fazer aprender a distância.
O Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, entendendo esta urgência como uma oportunidade, propõe-se nestes fóruns de discussão divulgar e apoiar o desenvolvimento de práticas de ensino e de aprendizagem eficazes, porque capazes de fazer aprender mais e melhor todos os alunos para que o tempo pós-Covid seja diferente ao tempo pré-Covid-19.
Objetivos
- Apresentar e debater práticas eficazes de ensino, aprendizagem e avaliação.
- Valorizar os desafios da aprendizagem no EaD.
- Analisar e projetar práticas pedagógicas inclusivas.
Participantes: Diretores de Escolas/Agrupamentos, Coordenadores/Responsáveis do Ensino a Distância, Coordenadores Qualifica, Coordenadores de Diretores de Turma, Serviços de Psicologia e Orientação.
Organização: Cristina Palmeirão, Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Calendarização: 3ª e 5ª feiras | 18H (6 sessões)
Maio: 19 + 21 + 26 + 28
Junho: 2 + 4
Duração: 45m
Plataforma: Zoom