Artigo de opinião por Catarina Morais, docente da Faculdade de Educação e Psicologia, e Carlos Filipe Fernandes, psicólogo do Desporto e da Performance, coordenadores da nova Pós-graduação em Psicologia do Desporto e Performance.
"Perder é parte do desporto, e aprender com derrotas anteriores é uma parte muito importante do processo de aprendizagem. A Seleção certamente terá aprendido com isso para enfrentar a Eslovénia.
O jogo da seleção portuguesa de futebol no Campeonato Europeu com a seleção da Geórgia e o que vimos refletido na comunicação social e redes sociais nos dias seguintes, deixou-nos a pensar sobre um tema recorrente na Psicologia do Desporto: as expectativas e uma adequada gestão destas.
Antes de continuar com o tema, sentimos necessidade de fazer uma ressalva. Somos da opinião que a psicologia não é uma moda recente que resolve tudo, mas sim uma ciência antiga cuja produção de conhecimento tem contribuído, e continuará a contribuir, para melhorar as probabilidades de êxito em competição, e definitivamente consegui-lo através de práticas mais sustentáveis e saudáveis para os indivíduos.(...)"
Leia o artigo na íntegra aqui.