Faculdade de Educação e Psicologia acolhe novos estudantes do Doutoramento Internacional em Psicologia Aplicada

Sexta-feira, Outubro 17, 2025 - 17:12

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) recebeu os novos estudantes do Doutoramento Internacional em Psicologia Aplicada, que iniciam o ano letivo 2025-2026.

A sessão de acolhimento marcou o arranque de um percurso académico e científico exigente, mas também profundamente enriquecedor, no qual os doutorandos serão desafiados a contribuir para o avanço do conhecimento, desenvolvendo um projeto original em Psicologia Aplicada.

O encontro, que decorreu no dia 15 de outubro de 2025, teve início com as boas-vindas institucionais, seguindo-se a apresentação da CADOS (Católica Doctoral School), conduzida por Aline Villas Boas. Foram também apresentados o programa de doutoramento e as equipas de orientação, momentos que permitiram aos novos estudantes compreender o enquadramento académico e científico do curso.

A sessão contou ainda com a apresentação do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), por Diana Mesquita, que destacou o papel do centro na promoção de investigação interdisciplinar e internacional.

O acolhimento terminou com um momento informal de convívio, que promoveu a integração dos novos estudantes num ambiente de proximidade e partilha.

Para Luísa Antunes Ribeiro, coordenadora do Doutoramento Internacional em Psicologia Aplicada, este momento “representa o início de uma etapa importante e desafiadora no percurso científico dos novos estudantes de doutoramento.

Sublinhando a dimensão internacional e colaborativa do programa, acrescentou que “conseguimos juntar todos os anos um grupo verdadeiramente internacional e multidisciplinar composto por alunos de vários continentes e com interesses muito diversos, propondo projetos aplicados a vários domínios da Psicologia”.

 

Um programa inovador e internacional

O Doutoramento Internacional em Psicologia Aplicada é desenvolvido pela FEP-UCP em parceria com duas universidades estrangeiras – a Nottingham Trent University (Reino Unido) e a Universitat Ramon Llull (Espanha).  O programa destaca-se pela sua dimensão internacional e pela ênfase na aplicabilidade da investigação, desde o primeiro momento. O projeto individual inicia-se imediatamente no primeiro semestre do curso, a par de seminários de formação que se destinam a apoiar cada fase do estudo.

Os doutorandos têm a possibilidade de realizar um período de mobilidade na Nottingham Trent University, o que proporciona uma experiência enriquecedora tanto a nível académico como cultural. Quando terminam a formação, os estudantes adquirem um diploma triplo, emitido em conjunto pelas três universidades.

 

Fotografia do evento