Uma dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) trouxe novas evidências sobre os benefícios da aceleração académica para os alunos sobredotados ou com sobredotação. O trabalho, defendido no ano letivo 2023/2024, ouviu pais de crianças que passaram por essa experiência, e que relataram um impacto positivo da aceleração académica, tanto no bem-estar emocional quanto na confiança dos estudantes.
A aceleração académica - uma prática que permite a alunos com sobredotação avançarem mais rápida e precocemente no currículo escolar - tem sido um tema de debate nas políticas educativas portuguesas. A dissertação desenvolvida na FEP-UCP pelo estudante Gil Costa, sob a orientação da docente Marisa Carvalho e coorientação do Doutor Alberto Rocha, investigou as perspetivas de 8 pais acerca desta medida, para compreender como é que a mesma tem impacto na vida dos filhos sobredotados, nomeadamente, do ponto de vista académico e socioemocional.
Impacto positivo no bem-estar emocional dos alunos
Os resultados preliminares das entrevistas aos pais indicam que a maioria observou um aumento na autoestima e no bem-estar emocional dos seus filhos, após a aceleração académica. Além disso, a integração social dos alunos, embora variável, foi geralmente positiva.
"Estes resultados corroboram estudos anteriores e reforçam a importância de oferecer opções de ensino diferenciadas para alunos com sobredotação. Do mesmo modo, realçam a importância da aposta numa educação inclusiva para todos os estudantes”, refere Marisa Carvalho.
Gil Costa destaca o caminho que ainda tem de ser percorrido para uma verdadeira integração destes alunos: "as experiências dos pais que participaram neste estudo indicam que, tanto do ponto de vista legal como prático, ainda há muito a fazer para que os alunos com sobredotação se sintam realmente incluídos no sistema educativo e as suas altas capacidades sejam aproveitadas".
Os resultados preliminares das entrevistas aos pais foram apresentados em formato póster na 4ª edição da Porto International Conference on Research in Education, que decorreu de 17 a 19 de julho de 2024, na Escola Superior de Educação do Porto.
A dissertação de mestrado intitula-se “Impacto da aceleração académica em alunos com sobredotação: A perspetiva dos pais no contexto das políticas educativas portuguesas". O trabalho foi coorientado por Alberto Rocha, da Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) e do ISCE DOURO - Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro.