De que forma as transformações impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA) têm afetado a Psicologia e a Educação? Foi com o intuito de aprofundar este tópico e avançar com algumas soluções que vários investigadores e estudantes da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UPC) viajaram até à Roménia para participar em mais uma edição do BIP - Blended Intensive Program, este ano dedicado ao tema da integração da IA e das novas tecnologias na Psicologia e na Educação.
O BIP é uma nova modalidade do programa Erasmus+, que envolve no mínimo três Instituições de Ensino Superior, que se comprometem a desenhar um curso breve, multidisciplinar e internacional sobre estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem.
Nesta edição do BIP, a FEP-UCP aliou-se à Universitatea Babeș-Bolyai, na Roménia, e à Ludwigsburg University of Education, na Alemanha, para a organização de um curso focado na integração da IA e das novas tecnologias na Educação e na Psicologia, que decorreu de 2 a 8 de junho, na universidade romena.
Da Faculdade de Educação e Psicologia, participaram no curso 12 estudantes dos vários ciclos de estudos da faculdade (licenciatura, mestrados e doutoramento). Alguns destes partilharam o seu conhecimento, através da dinamização de workshops sobre temas como a IA aplicada ao Ensino Superior, a aplicação da IA generativa a um curso de neurociências e a contribuição das neurociências para a educação para a sustentabilidade.
Pedro Ribeiro e Ana Moreno, doutorandos no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP) e membros do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) da FEP-UCP, dinamizaram, entre outras atividades, um workshop dinâmico e envolvente sobre os desafios e oportunidades da IA no ensino superior, onde os participantes sugeriram soluções inovadoras para cada um dos tópicos apresentados.
Já Patrícia Batista, investigadora no HNL, fez uma apresentação onde destacou os contributos das Neurociências na Educação para a Sustentabilidade.
Por sua vez, Patrícia Oliveira-Silva, docente na FEP-UCP e membro da organização do BIP, realizou uma keynote, onde falou sobre o desenvolvimento integral dos estudantes nas universidades, e sobre o modo como as neurociências e a IA podem aliar-se para superar as barreiras tecnológicas e pedagógicas atuais.
Contacto com outras culturas e aprendizagens enriquecedoras
Os estudantes da FEP-UCP que participaram no BIP consideraram a experiência bastante positiva e enriquecedora.
Para Maria Francisca Rodrigues, estudante da licenciatura em Psicologia, “o BIP deu-me a conhecer novas técnicas e ferramentas, neste caso relacionadas com a IA, que me podem ser muito úteis e servir de inspiração para o meu futuro enquanto psicóloga.”
JáFayra Cordova, também estudante da licenciatura, considerou a experiência muito construtiva, pois conseguiu “desenvolver diversas competências que vão além dos conteúdos abordados, proporcionando também o contacto com outras culturas e línguas.”
A dimensão intercultural foi também destacada pela estudante Matilde Rodrigues (licenciatura): “a oportunidade de mergulhar em diferentes culturas e costumes, e de vivenciar tantas experiências únicas, foi entusiasmante”.
Ionna Xenophontos, estudante de doutoramento na FEP-UCP, enumera algumas das aprendizagens que leva consigo, através da participação neste curso intensivo: “Aprendi muito sobre a forma como a nossa arquitetura linguística é moldada por forças históricas e políticas com a intervenção do Professor Stefan Jeuk, da Alemanha, e também sobre a importância das práticas baseadas em evidência na educação com a Professora Patrícia Oliveira-Silva, da nossa instituição. Percebi também de que forma o cultivo de verdadeiras práticas reflexivas pode melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento com o Dr. Remigijus Bubnys da Lituânia/Ucrânia”.
Aproveitar as oportunidades que a IA pode proporcionar ao Ensino Superior
A IA pode permitir às Instituições de Ensino Superior explorar novas fronteiras na investigação e desenvolver soluções inovadoras para os problemas atuais.
“Na FEP-UCP estamos comprometidos em garantir que a nossa comunidade esteja na vanguarda da inovação, tanto na área da Educação, como na da Psicologia. Queremos promover uma experiência de aprendizagem dinâmica e relevante para a sociedade na qual vivemos, que esteja em sintonia com as necessidades atuais”, frisa Patrícia Oliveira-Silva.
A docente da FEP-UCP considera importante apostar numa pedagogia que valorize a personalização do ensino e que vá ao encontro das diferentes necessidades dos alunos. Para alcançar tal compromisso, “é importante não ignorar as novas tecnologias e não nadar contra a corrente, mas sim aliar-se ao que de melhor nos oferecem, aproveitando as oportunidades que a IA pode proporcionar.”, remata.