CEDH discute o impacto dos determinantes sociais de saúde e da violência interpessoal na saúde mental

Quinta-feira, Março 14, 2024 - 09:54

O modo como a violência interpessoal e os determinantes sociais de saúde influenciam a saúde mental das populações foi o tema em destaque do último Learning Coffee, promovido pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Diogo Costa, investigador no CEDH, foi o convidado desta sessão, que aconteceu no dia 28 de fevereiro, na FEP. O investigador apresentou sucintamente o seu percurso de investigação, dando exemplos dos locais por onde passou, os estudos que desenvolveu e integrou, e o elo que os une: o estudo dos determinantes sociais de saúde, da violência interpessoal e o impacto que estes fatores exercem na saúde mental das populações.

O orador destacou a sua passagem por institutos de investigação no estrangeiro (Angola, Alemanha e Lituânia), nos quais teve oportunidade de estudar estes temas, em realidades e grupos diferentes, o que lhe permitiu enriquecer a compreensão desta temática.

Os temas explorados por Diogo Costa vão ao encontro da missão do CEDH: “os meus tópicos de investigação alinham-se com o estudo do impacto de experiências adversas no desenvolvimento humano, como por exemplo, a violência experienciada nas várias fases do ciclo de vida. Também a minha preocupação com o impacto deste tipo de experiência na saúde mental, vai ao encontro do que o CEDH tem desenvolvido nos últimos anos.”, indica.

 

Próximos passos: estudo de estereótipos de género em crianças

Neste “Learning Coffee”, o investigador apresentou também o projeto que pretende desenvolver na UCP, e que está relacionado com o estudo de estereótipos de género em crianças e com a forma como estes estereótipos se relacionam com comportamentos de agressão ou violência e com a saúde mental.

“Trata-se de uma nova linha de investigação, que decorre naturalmente do trabalho que fiz até agora, mas onde existem muitas questões científicas pertinentes por explorar. Tendo o CEDH uma tradição de estudos em crianças, e uma forte ligação com a educação, incluindo uma rede estabelecida de parceiros desta área, penso que tenho reunidas condições ótimas para o desenvolvimento desta ideia.”, acrescenta.

Os Learning Coffees proporcionam um espaço informal para a troca de conhecimento e para fomentar a discussão entre investigadores do CEDH, docentes e estudantes da FEP.