A Study on the Interactions Among Positive Psychlogical Capital (PsyCap), Job Crafting, and Creativity: The United Kingdom Example
09-04-2025 | 13:00 – 14:00 | Sala Porto
Oradora: Nuray Turan, Asst. Prof. Dr. Karamanoglu Mehmetbey University, Türkiye
Descrição:
Com a transição para a psicologia positiva, o papel da criatividade na produtividade e no bem-estar no trabalho tem sido cada vez mais enfatizado na psicologia organizacional. Tornou-se, assim, essencial compreender os fatores que influenciam a criatividade no ambiente de trabalho atual.
A criatividade é a capacidade de gerar ideias que sejam simultaneamente originais e adaptáveis. No contexto profissional, refere-se à medida em que os funcionários conseguem superar desafios e alcançar objetivos laborais através do desenvolvimento e implementação de ideias inovadoras e úteis.
Entre os determinantes relevantes estão o Capital Psicológico Positivo (PsyCap) – o nível positivo de desenvolvimento psicológico de um indivíduo – e a Modelação do Trabalho (Job Crafting - JC), isto é, as exigências e recursos laborais utilizados para atingir objetivos pessoais e organizacionais. No entanto, a forma como estas variáveis interagem para influenciar a criatividade (C) no trabalho permanece incerta.
Este estudo analisa de que forma o capital psicológico positivo medeia a relação entre a modelação do trabalho e a criatividade. Os resultados contribuem para a teoria sobre os determinantes da criatividade no local de trabalho e aumentam a consciência dos profissionais sobre o impacto das experiências psicológicas no ambiente laboral, na iniciativa dos funcionários e nas relações no local de trabalho. Além disso, são sugeridas novas formas de fomentar a criatividade na prática.
Esta investigação explora as interações entre o Capital Psicológico Positivo, a Modelação do Trabalho e a Criatividade. Embora investigações anteriores se tenham focado na forma como o capital psicológico positivo melhora o desempenho profissional e a criatividade, futuros estudos poderão examinar o modo como estes fatores afetam as estruturas de trabalho nas indústrias criativas do Reino Unido.
NOTA: Este Learning Coffee será dinamizado em língua inglesa.
