Encontro na Universidade Católica promove o debate de Inovação Pedagógica

Quinta-feira, Outubro 3, 2024 - 15:51

As experiências de desenvolvimento profissional através de aprendizagem entre pares estiveram no centro do debate de mais um Encontro de Inovação Pedagógica, promovido pelo Católica Learning Innovation Lab (CLIL).

O evento, que decorreu no campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa no dia 1 de outubro, reuniu docentes e investigadores dos quatro campi da UCP. Em comunidade, e em ambiente de partilha de experiências pedagógicas, potenciou-se uma reflexão sobre estratégias e práticas entre pares, reforçando a rede de colaboração.

O evento contou, também, com um painel composto por representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) do INOV-NORTE – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte. Durante a sessão, os participantes partilharam abordagens inovadoras e experiências em inovação pedagógica, promovendo o diálogo e a colaboração entre as instituições.

A abertura do painel ficou a cargo de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, que sublinhou a relevância do tema e a importância que possui para a UCP, destacando também a cooperação entre as IES do consórcio INOV-Norte: “O tema da inovação pedagógica está explanado no nosso plano de desenvolvimento estratégico da UCP, estando numa fase de renovação para os próximos quatro anos.”

Num debate dinâmico, cada representante foi convidado a responder à pergunta “Como aprendemos em comunidade na nossa IES?”, o que permitiu a partilha da diversidade das experiências de cada IES para a inovação pedagógica e para a construção de comunidades de prática do Ensino Superior. As perspetivas partilhadas permitiram uma reflexão sobre o impacto destas dinâmicas no desenvolvimento docente e abriram espaço para novas oportunidades de modernização pedagógica, tanto ao nível institucional quanto interinstitucional. Amélia Veiga, representante da Universidade do Porto no consórcio INOV-NORTE, reforçou o valor da colaboração ao afirmar que “as pontes são essenciais na construção da comunidade de aprendizagem, de forma a aprendermos uns com os outros.

O INOV-Norte é um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do Programa «Impulso Mais Digital» (Investimento RE-C06-i07), submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de centros de excelência de inovação pedagógica.