Segunda edição do Católica TIPS começou com novas propostas para melhorar a inovação pedagógica no Ensino Superior

Segunda-feira, Novembro 17, 2025 - 15:49

Sob o mote “Um currículo, múltiplas possibilidades: Desenho Universal para a Aprendizagem”, realizou-se a 1.ª sessão da 2.ª edição do Católica TIPS – Teaching Innovation Partnerships, uma iniciativa promovida pelo Católica Learning Innovation Lab (CLIL), que tem vindo a reunir docentes e investigadores da Universidade Católica Portuguesa em torno de temas-chave da inovação pedagógica no Ensino Superior.

À semelhança dos encontros anteriores, a sessão decorreu num ambiente de reflexão partilhada e inspiração interdisciplinar, consolidando o espírito colaborativo que caracteriza este programa. O debate começou com a análise de uma imagem, que serviu de ponto de partida para discutir estratégias que possam tornar mais inclusivas as aulas para todos os alunos.

Durante a sessão, os participantes refletiram sobre a importância de antecipar e eliminar barreiras no processo de aprendizagem, indo além da adaptação posterior face a dificuldades específicas. Sublinhou-se que antecipar eventuais barreiras permite criar experiências educativas mais equitativas, prevenindo situações em que os estudantes se vejam expostos como casos “especiais”.

Segundo Inês Monteiro, especialista em inovação pedagógica no CLIL – Católica Innovation Lab, “o nosso objetivo ao introduzir o conceito do DUA numa sessão como o Católica Tips foi precisamente “quebrar o gelo” em torno da educação inclusiva no ensino superior e da concetualização da diversidade numa perspetiva mais ampla do que é habitual, tudo isto num ambiente descontraído e informal. Procurámos suscitar questões como: O que já fazemos nas nossas salas de aula? E o que podemos fazer? Traduzindo estas reflexões em ações simples e concretas. Entre partilhas entre pares, quisemos criar momentos de inspiração e insight, capazes de despertar pensamentos como: “Nunca tinha pensado nisto, mas faz sentido e é algo que posso facilmente incluir nas minhas aulas.”

Discutiu-se ainda que esta abordagem pode ser desenvolvida estratégia a estratégia, numa lógica progressiva e realista, segundo a Plus One Approach, que incentiva a melhoria gradual e adaptada ao contexto de cada docente e sala de aula. Foram também reconhecidas práticas inclusivas já existentes nas atividades pedagógicas quotidianas, valorizando o papel de cada docente enquanto agente de inovação e inclusão.

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), conceito central desta sessão, foi apresentado como um modelo pedagógico assente em três princípios fundamentais que consideram não apenas a dimensão cognitiva, mas também a afetiva do processo educativo. Neste enquadramento, destacaram-se estratégias que promovem o envolvimento e a motivação dos estudantes, a melhoria da acessibilidade na transmissão de conteúdos e a possibilidade de permitir aos alunos a demonstração das suas aprendizagens de múltiplas formas.

O Católica TIPS iniciou assim a sua 2.ª edição com um balanço extremamente positivo, contando com a participação ativa de docentes e investigadores de várias unidades académicas da Universidade.