FEP assinala Dia Mundial da Saúde Mental com atividade para toda a comunidade

Quinta-feira, Outubro 12, 2023 - 16:42

Consciencializar para a importância da saúde mental foi o grande objetivo que motivou a celebração do Dia Mundial da Saúde Mental pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) e pela Clínica Universitária de Psicologia (CUP) com uma atividade para toda a comunidade da UCP Porto.

Afonso Pinheiro, membro da organização da iniciativa e estudante do 2.º ano do Mestrado em Psicologia e estagiário na CUP, explica que “para esta iniciativa, preparámos uma caixa com vários papéis e, em cada um, colocámos uma mensagem relacionada com saúde mental e bem-estar. Convidámos as pessoas a tirar um papel e a partilhar a mensagem com outras, caso se identificassem”.

Com o mote “Tira um papel e leva-o contigo! Reflete sobre a mensagem: Cuida da tua saúde mental!”, a atividade decorreu no átrio principal do campus da Católica no Porto e vem demonstrar a importância crescente que este tema tem vindo a assumir na FEP e na CUP.

“Ao assinalarmos este momento, permitimos que as pessoas reflitam sobre o tema. É necessário lembrar que os nossos problemas não nos definem. Temos todo um potencial para alcançar independentemente dos problemas que nos surgem”, acrescenta Maria Costa, estudante do 2.º ano do Mestrado em Psicologia e estagiária na UCP, também envolvida na implementação da atividade.

O Dia Mundial da Saúde Mental assinala-se, anualmente, a 10 de outubro. Este ano de 2023, o tema é “A saúde mental é um direito humano universal” (“Mental health is a universal human right”). Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental (World Federation for Mental Health) com o objetivo de combater o preconceito, o estigma e de promover o conhecimento público sobre saúde mental.