Faculdade de Educação e Psicologia participa no Plano de Ação “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas” da Câmara Municipal do Porto

Terça-feira, Outubro 3, 2023 - 11:26

A Faculdade de Educação e Psicologia, através do docente e investigador António Fonseca, está a trabalhar em parceria com a Câmara Municipal do Porto (CMP), no âmbito do Plano de Ação 2023-2025 “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas”.

A elaboração e implementação deste Plano de Ação pretende responder ao rápido envelhecimento da população residente na cidade do Porto, através do desenvolvimento de um ambiente urbano (físico e relacional) que permita às pessoas idosas uma participação efetiva na vida da cidade. Apoiar e cuidar de pessoas idosas em novos modelos comunitários, tornar mais acessíveis os serviços de saúde, educação, informação e assistência social, promover espaços amigáveis para que os idosos possam viver em segurança e avaliar, criar e adaptar soluções tecnológicas para idosos são alguns dos objetivos plasmados no plano.

António Fonseca afirma que “o envelhecimento da população constitui um dos mais importantes desafios atuais. Globalmente, a população com 60 anos ou mais está a crescer mais rapidamente do que todos os grupos etários mais jovens”. “É, por isso, importante que haja uma estratégia que tenha como centro a preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas idosas”, conclui.

O docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica assume a função de consultor, ajudando o Departamento de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto na elaboração do Plano e colaborando, também, na sua monitorização e implementação até ao final de 2025.

António Fonseca refere que o isolamento é um “problema grave” e destaca alguns dados dos Censos de 2021: revelaram “um considerável número de pessoas a viverem sozinhas. Os agregados unipessoais representam 24,8% do total de agregados domésticos. Destes 11,8% são de pessoas com 65 ou mais anos. Há cerca de 517 mil pessoas com 65 ou mais anos a viverem sozinhas em todo o país.”

O Plano de Ação “Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas” assenta numa preocupação ampla com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas idosas residentes no município do Porto, sobretudo das que vivem mais isoladas e/ou com necessidades particulares em função de vicissitudes de vária ordem decorrentes do avanço da idade.

Fotografia: @Filipa Brito | CMPorto