Formar, Investigar e Servir: este foi o lema dos “Encontros de Pedagogia Social” 2024

Quarta-feira, Junho 5, 2024 - 12:43

No dia 22 de maio, teve lugar mais uma edição dos “Encontros de Pedagogia Social”, na Universidade Católica, no Porto. O evento foi promovido pelo Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Pedagogia Social e contou com cerca de 100 participantes, entre estudantes, professores e profissionais da educação e da intervenção educativa.

O evento decorreu em ambiente de partilha, reflexão e debate sobre questões cruciais da educação e da solidariedade social e, nesta edição, coincidiu com a celebração dos 20 anos do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica.

 

Celebração da educação e inclusão social e da cidadania

O evento, organizado sob o lema “Formar, Investigar e Servir”, decorreu no Auditório Carvalho Guerra, da Universidade Católica, no Porto, entre as 9h00 e as 17h00.

Um dos pontos altos consistiu na Conferência “Itinerários de vida e de aprendizagem - Projeto Arco Maior”, dinamizada por Joaquim Azevedo. O Professor da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica (FEP-UCP) apresentou o projeto Arco Maior, que visa a integração educativa e social de jovens que abandonaram as escolas das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia e que se encontram em risco de exclusão social.

Este momento foi também marcado pelo testemunho de um grupo de cinco jovens que integram o projeto, e que narraram os seus percursos de vida, explicando de que modo o Arco Maior os ajudou a superar as adversidades.

Após esta intervenção, seguiu-se a realização de três workshops temáticos nas áreas da Aprendizagem-Serviço, Educação e Inclusão Sociale Educação, participação e cidadania, dinamizados por profissionais de referência no âmbito da intervenção socioeducativa, e que permitiu aos participantes aprofundar conhecimentos nas áreas mencionadas.

Já no período da tarde, Rui Trindade, Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, proferiu a conferênciaFormação ao Longo da Vida e Cidadania Solidária”.

Para Isabel Baptista, coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação e responsável pela organização destes Encontros, “este evento ofereceu uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos e debater os desafios e as oportunidades da educação, em particular no âmbito da Pedagogia Social, rumo à construção de uma sociedade mais justa e solidária.”

 

Pedagogia Social: uma área de impacto na FEP-UCP

A FEP-UCP dedica-se à área da Pedagogia Social desde 2004. Trata-se de uma oferta formativa pioneira em Portugal, detentora de um património de conhecimento especialmente relevante no âmbito da formação e da investigação para o desenvolvimento humano, desenvolvido ao longo de duas décadas, numa lógica de articulação dinâmica entre a aprendizagem académica e as dinâmicas de serviço à comunidade.