A Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia acolheu, recentemente, um grupo de professores holandeses de uma escola secundária, numa iniciativa promovida pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), em parceria com a Direção da escola e com a investigadora Sui Lin Goei da Windesheim University. O objetivo foi partilhar as práticas de educação inclusiva implementadas na escola, destacando o modelo português e fomentando a cooperação internacional.
A visita, coordenada pelas investigadoras Marisa Carvalho e Rosário Serrão do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da FEP-UCP, ofereceu aos professores da Holanda a oportunidade de conhecer de perto as diversas estratégias e recursos utilizados para promover a inclusão de todos os alunos da escola.
Durante um dia repleto de atividades, os visitantes tiveram a oportunidade de observar práticas de educação inclusivas, dialogar com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva acerca do trabalho que desenvolvem na escola, e de conhecer o papel, práticas e funções do Serviço de Psicologia e Orientação.
Helena Fonseca, da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), também marcou presença nesta visita, apresentando os diplomas legais que enquadram a educação inclusiva em Portugal, contribuindo para um panorama mais completo da situação.
Comparar os sistemas de educação inclusiva em Portugal e na Holanda
Na perspetiva das investigadoras, esta visita foi fundamental para a troca de experiências: “Foi um dia muito rico, no qual pudemos aprofundar estratégias de educação inclusiva a diferentes níveis nesta escola e, de forma geral, em Portugal, mas também ouvir as experiências dos professores da Holanda, contrastando os dois sistemas educativos, as suas fragilidades e aspetos positivos.”
Os professores holandeses puderem observar algumas das práticas de educação inclusiva implementadas na escola, que incluem, por exemplo, um programa de prevenção de bullying, um plano de ação específico para apoiar alunos migrantes e as suas famílias, e um suporte adicional para estudantes com necessidades educativas específicas.
Foi ainda possível conhecer o trabalho realizado no Centro de Apoio à Aprendizagem, com instalações inovadoras como a sala Snoezelen e espaços dedicados ao desenvolvimento de competências de vida diária.
A visita à EB Gonçalo Mendes da Maia permitiu não só aprofundar o conhecimento sobre estratégias de educação inclusiva, como também fortalecer os laços de colaboração internacional, promovendo um intercâmbio de experiências e de práticas inovadoras.