Vânia Fernandes
Estudos Avançados e Formação
E-mail: formacaoavancada.porto@ucp.pt
Tel.: 22 619 62 00 (Ext.: 137)
Rua Diogo Botelho, n.º 1327
4169-005 Porto
Número de vagas: 15
ECTS's: 30
A formação dos profissionais docentes que trabalham em fases sequenciais da infância – Educação de Infância e 1.º ciclo do Ensino Básico - tem sido segmentada por dois níveis organizativos do sistema que se configuram com tradições, histórias e culturas muito diversas, o que contribui para a dificuldade de articulação e continuidade na educação das crianças que atravessam este continuum do seu desenvolvimento e do início da sua formação em termos da estruturação básica de todo o percurso do aprendente. A garantia desta harmonização não deve descurar, contudo, a manutenção das especificidades desejáveis, mas requer, numa lógica de educação como processo continuado e coerente, que se facilitem e promovam as continuidades e transições de forma harmoniosa.
Parece assim conveniente iniciar processos de formação avançada, até agora quase inexistentes no desenho da formação, que promovam o trabalho conjunto dos profissionais envolvidos, no aprofundamento do conhecimento relativo à maximização da qualidade da educação das crianças.
A Pós-graduação de Gestão Integrada das Aprendizagens incide justamente na promoção dessa continuidade entre a Educação de Infância e a fase inicial e estruturante do 1º ciclo do Ensino Básico, no plano curricular e pedagógico. Pretende gerar sinergias de trabalho colaborativo entre os profissionais que possam repercutir-se nas instituições onde trabalham, bem como assegurar um continuum educativo baseado na experiência adquirida das crianças, cumprindo-se, deste modo, o princípio da sequencialidade progressiva enunciado na Lei de Bases do Sistema Educativo.
Esta pós-graduação:
Área Científica: Ciências da Educação
Destinatários: Educadores de Infância e Professores de 1º ciclo.
Número de vagas: 15
ECTS's: 30
Número de vagas: 15
ECTS's: 30