Avaliação educacional em contextos organizacionais e pedagógicos

5 ECTS / Anual / Português

Os objetivos da unidade curricular são:

  1. Promover uma abordagem holística, crítica e reflexiva à problemática da avaliação da e na escola, numa perspetiva integrada de ciclo de avaliação e melhoria.

No final da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:

  1. Discutir e apreciar criticamente paradigmas de avaliação institucional e pedagógica;
  2. Anunciar e tomar posição sobre os principais problemas do campo teórico da avaliação;
  3. Discutir modelos, conceitos, teorias e princípios fundamentais de avaliação institucional, organizacional e pedagógica;
  4. Descrever, analisar e apreciar práticas de avaliação institucional, organizacional e pedagógica bem como planificar o respetivo melhoramento;
  5. Explicitar a relação entre a avaliação externa, a autoavaliação e as dinâmicas de melhoria da ação educativa.

Docentes

Professor(a) Auxiliar Convidado(a) / Investigador(a)
Marisa Simões Carvalho concluiu a licenciatura em Psicologia na Universidade do Porto, mestrado em Psicologia Escolar e doutoramento em Psicologia Vocacional…