Gestão curricular em cenários inovadores

5 ECTS / Anual / Português

Os objetivos da unidade curricular são:

  1. Promover conhecimento sustentado sobre currículo e desenvolvimento curricular, apetrechando docentes e gestores intermédios com saber e competências de gestão e decisão curricular diferenciada.
  2. Promover a qualidade do desempenho docente e a melhoria da aprendizagem dos alunos através de práticas curriculares colaborativas, inovadoras, sustentadas e eficazes.

No final da UC o formando deverá ser capaz de:

  • Manifestar domínio e capacidade de uso de informação teórica pertinente e enquadradora das práticas dos docentes, no campo do currículo e desenvolvimento curricular.
  • Demonstrar competências de análise reflexiva do currículo enunciado, na sua relação com contextos educativos diversos.
  • Revelar competências de construção, organização, desenho e gestão do currículo a vários níveis (escola, ciclo, turma, disciplina, equipa educativa, grupo, outros).
  • Implementar, de forma consistente e intencional, estratégias pedagógicas inovadoras, visando a aprendizagem ativa dos estudantes.

Docentes

Professor(a) Auxiliar Convidado(a) / Investigador(a)
Diana Soares é Professora Auxiliar Convidada e membro da Direção para a 'Qualidade do Ensino' da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica…