Os objetivos da unidade curricular são:
- Identificar e compreender as especificidades das organizações educativas
- Analisar os diferentes conceitos e tipologias de liderança
- Avaliar as lideranças mais eficazes, considerando os diferentes contextos organizacionais
- Relacionar o efeito das lideranças e o bem-estar organizacional e profissional
- Problematizar a relação entre as lideranças e a qualidade dos processos e resultados educativos
No final da unidade curricular (UC), os estudantes deverão ser capazes de:
- Problematizar o sentido e a eficácia das estruturas pedagógicas da escola, nomeadamente a estrutura curricular, a organização do processo de ensino, o agrupamento de alunos, o progresso dos alunos, a distribuição de serviço educativo, a organização do tempo escolar, as atividades de gestão escolar e as estruturas de apoio educativo.
- Compreender a necessidade da congruência entre as estruturas pedagógicas da escola e a sua articulação com as finalidades da educação escolar.
- Delinear mudanças a nível do modelo escolar e da sua gramática como forma de incrementar a qualidade do sistema educativo e melhorar a formação global do aluno.
- Identificar, analisar e conhecer modelos e práticas inovadores de promoção do sucesso, a nível nacional e internacional.
- Procurar, ensaiar a avaliar modelos escolares que facilitam o processo educativo centrado na aprendizagem e participação dos alunos e em metodologias ativas e de descoberta.