Paradigmas, gerações e modelos de avaliação pedagógica

5 ECTS / Anual / Português

Os objetivos da unidade curricular são:

  1. Atualizar e consolidar os diferentes paradigmas e gerações de avaliação educativa;
  2. Diferenciar e articular técnicas de avaliação em grupo e/ou conselho de turma;
  3. Analisar e debater o papel pedagógico, organizacional e social da avaliação e das suas técnicas e instrumentos;
  4. Apreciar de forma critica os processos e efeitos da avaliação pedagógica.

No final o formando deverá ser capaz de:

  1. Discutir e apreciar criticamente os paradigmas de avaliação pedagógica;
  2. Relacionar a avaliação pedagógica com os demais elementos do sistema pedagógico;
  3. Analisar e fundamentar criticamente os resultados da avaliação e respetivas consequências.

Docentes

Professor(a) Auxiliar / Investigador(a)
Cristina Maria Gomes da Costa Palmeirão é Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto. Doutorou-se pela Faculdade de…