Docente da FEP-UCP é editora convidada de número temático da “Nutrients”

Quarta-feira, Outubro 16, 2024 - 10:53

O número temático (“Special Issue”) dedicado ao tema "Disordered Eating and Lifestyle Studies" reúne artigos de diversos investigadores, oferecendo uma visão abrangente sobre a relação entre nutrição, padrões alimentares e estilos de vida.

A docente Bárbara César Machado, da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP-UCP), foi uma das editoras convidadas de um número temático da revista Nutrients, em colaboração com Sónia Gonçalves, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Para este “Special Issue”, foram dirigidos convites a vários investigadores para a publicação de trabalhos originais no âmbito do comportamento alimentar perturbado e das perturbações do comportamento alimentar.

O objetivo foi criar uma edição temática com artigos científicos que ajudassem a aprofundar a compreensão da relação entre nutrição, padrões alimentares e estilos de vida, para melhor informar e melhorar estratégias de prevenção e intervenção.

Artigos publicados abrangem uma vasta gama de temas

Os artigos selecionados pelas duas editoras portuguesas para este Special Issue exploram uma vasta gama de temas, como comparações com a aparência e insatisfação corporal, dependência alimentar, alimentação emocional, refeições em família, perda de controlo sobre a alimentação, ortorexia nervosa e cirurgia bariátrica. A seleção dos artigos foi realizada de forma a garantir uma abordagem abrangente e multidisciplinar, refletindo a complexidade do tema.

Bárbara César Machado justifica a importância da criação desta edição temática: “Considerámos que há necessidade de mais estudos que abordem a relação entre a alimentação perturbada e os estilos de vida para, desta forma, informar a intervenção e melhorar a eficácia de programas de prevenção personalizados e promover comportamentos alimentares saudáveis na comunidade.”

A alimentação perturbada está frequentemente associada à insatisfação corporal, auto-criticismo, inflexibilidade cognitiva, dificuldades na regulação emocional e ruminação e pode conduzir a comportamentos específicos como a perda de controlo sobre a alimentação e alimentação excessiva e o exercício compulsivo", acrescenta.

Impacto esperado do Special Issue na comunidade científica e na sociedade

A docente da FEP-UCP espera que este “Special Issue” possa contribuir para manter a investigação sobre as perturbações alimentares e estilos de vida na ordem do dia e que ajude a promover a investigação em determinadas áreas chave. Entre estas, Bárbara César Machado destaca a necessidade de desenvolver estudos longitudinais que acompanhem os indivíduos desde a infância até à idade adulta, para procurar identificar marcadores precoces associados às perturbações do comportamento alimentar, e a importância de explorar o impacto das plataformas digitais e sociais na imagem corporal e no comportamento alimentar.

A investigadora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) também sublinha a necessidade de se desenvolverem programas de prevenção que integrem educação sobre alimentação saudável e positividade corporal nos currículos escolares.

Além disso, “a investigação futura deve também focar-se no envolvimento das famílias e comunidades para criar um ambiente de suporte que promova atitudes positivas em relação à alimentação e à imagem corporal”, finaliza.

Ao reunir trabalhos de diversos investigadores, este número temático da Nutrients contribui para a disseminação do conhecimento e para a promoção de novas colaborações na área.