Um projeto liderado por investigadores do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em parceria com investigadores da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e do CINTESIS@RISE, está a avaliar os níveis de literacia em saúde mental da população portuguesa adulta.
Luísa Campos e Pedro Dias, investigadores do CEDH e coordenadores do projeto, explicam a importância do estudo: “Sabe-se que um dos grandes obstáculos para a prevenção dos problemas de saúde mental decorre da falta de informação que as pessoas/comunidades têm sobre estes temas. Para se definirem políticas públicas mais eficazes e intervenções adequadas nesta área, é necessário avaliar os níveis de literacia em saúde mental das pessoas/comunidades, e é neste sentido que este projeto surge”.
Convite à participação dos adultos portugueses
Os investigadores do CEDH, da ESEP e do CINTESIS@RISE convidam adultos portugueses, residentes em Portugal, a colaborarem neste estudo, através da resposta aos questionários disponíveis neste link.
Os questionários visam recolher informação sociodemográfica e dados acerca dos conhecimentos dos portugueses sobre saúde mental e sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de problemas desta natureza.
A recolha de dados já iniciou e procura realizar uma avaliação de uma larga amostra, de âmbito nacional, o mais representativa possível em termos de idade, sexo, área de residência e estatuto profissional.
Estudo enquadra-se em projeto multicultural Expanding Mental Health Literacy
A investigação insere-se num estudo multicultural – Expanding Mental Health Literacy – no qual participam outros países que estão também a recolher informação sobre literacia em saúde mental dos seus cidadãos, através de universidades, hospitais e laboratórios.
Estes parceiros internacionais estão a utilizar e a adaptar os instrumentos de avaliação de literacia em saúde mental, desenvolvidos pela equipa da FEP e do CEDH.
O objetivo é comparar dados entre os diferentes países, “por forma a ser possível a monitorização da evolução dos níveis de literacia em saúde mental, nomeadamente das sociedades europeias”, indica Luísa Campos.
A docente realça o papel inovador da investigação: “Do nosso conhecimento, não existem estudos multiculturais a comparar níveis de literacia em saúde mental entre países tão diferentes em termos culturais, tal como estamos a desenvolver.”
Os resultados do projeto Expanding Mental Health Literacy serão posteriormente publicados nos websites da FEP e do CEDH, nas redes sociais da UCP e em trabalhos científicos nacionais e internacionais.