Nova edição do programa "Sou Capaz!" promove o desenvolvimento socioemocional de crianças

Terça-feira, Outubro 1, 2024 - 14:43

A Clínica Universitária de Psicologia (CUP) da Católica no Porto convida crianças com idades entre os 8 e os 11 anos, e a frequentar os 3º, 4º e 5º anos de escolaridade, a participarem na 2ª edição deste programa inovador.

O programa, que inicia em novembro, visa promover competências socioemocionais essenciais para o bem-estar psicológico e sucesso na vida.

Através de uma série de atividades dinâmicas e divertidas, o “Sou Capaz!” pretende ajudar as crianças a desenvolver competências como a autoconsciência, o autocontrolo, a assertividade, a autoestima, a tomada de decisão responsável e a consciência social.

Segundo Lurdes Veríssimo, coautora do programa e coordenadora da CUP, "estas competências são importantes preditores de saúde mental e são essenciais para o bem-estar emocional e social das crianças". Ao desenvolverem estas habilidades, as crianças estarão mais preparadas para enfrentar os desafios da vida e construir relacionamentos saudáveis.

Uma mãe, cujo filho participou na 1ª edição do programa, que iniciou em abril deste ano, partilhou a sua experiência: “Um programa divertido e que, sem dúvida, constituiu um dos pontos altos do fim-de-semana, quer para o filho quer para os pais. Foi maravilhoso ver o sorriso enorme e a satisfação com que o nosso filho falava sobre as atividades realizadas. Pudemos perceber que houve evolução na facilidade com que partilha o que está a sentir, sendo um ponto de partida para passar a gerir melhor as suas emoções.

Sessões iniciam em novembro e decorrem aos sábados de manhã

O “Sou Capaz!” tem o valor de 105 € e é composto por 7 sessões, que vão decorrer aos sábados de manhã, das 10h00 às 11h30, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.

As sessões acontecerão a 9 e 23 de novembro de 2024; 7 e 14 de dezembro de 2024; 11 e 25 de janeiro de 2025; e 8 de fevereiro de 2025.

O programa funcionará com um mínimo de 6 e um máximo de 12 participantes. As inscrições estão já em curso e terminam no dia 31 de outubro.

A dinamização da 2ª edição do programa está a cargo de Isabel Castro, psicoterapeuta da CUP.
Os pais que necessitem de informação adicional, poderão contactar a CUP, através do e-mail cup@ucp.pt.

O “Sou Capaz” surge na sequência do “Ser Capaz!”, programa de promoção de competências socioemocionais da autoria de Lurdes Veríssimo, Isabel Castro e Marisa Costa, desenvolvido no âmbito do Projeto APRENDER COM TODOS, financiado pelo Fundo Social Europeu.