“Esta experiência foi essencial para desenvolver inúmeras competências que são cruciais para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.” Foi assim que Carolina Ferreira, estudante da Licenciatura em Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), descreveu a sua participação na Summer School da Federação das Universidades Católicas Europeias (FUCE). A jovem foi uma das selecionadas pela Universidade Católica (UCP) para receber uma bolsa de mobilidade Erasmus (BIP- Blended Intensive Programme) e representar a instituição no evento, que decorreu de 3 a 7 de julho, em Palermo (Itália).
Durante a Summer School, a estudante teve a oportunidade de explorar o tema “European Humanism in the Making”. Dividido em cinco cursos distintos (Contribution of History to European Consciousness, Literature, the Arts, Translation and European Identity, Exploring the Complexities of Modernity, European Social Humanism e Governance, Democracy & Civic Engagement), o evento proporcionou uma experiência dinâmica e impactante na formação profissional da estudante.
“Todos os cursos tiveram impacto na minha formação e podem relacionar-se com Psicologia”
A estudante afirmou que todas atividades tiveram uma importância para a sua formação em Psicologia, pois é uma área que está intrinsecamente relacionada com diversos aspetos da vida humana e é fundamental para compreender diferentes contextos culturais e como os pensamentos e os contextos influenciam os indivíduos.
Para Patrícia Oliveira-Silva, membro da Direção para a Internacionalização, Investigação e Responsabilidade Social da Faculdade de Educação e Psicologia e coordenadora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), “cada vez que um dos nossos estudantes aceita um desafio de internacionalização, acreditamos que estamos a fortalecer esse tecido multicultural da nossa comunidade”.
Os valores da União Europeia
A participação da estudante na Summer School da FUCE proporcionou uma visão ampla sobre os valores da União Europeia, como a “solidariedade, o respeito pelos direitos humanos, justiça social e a igualdade”, destacando a forma como a Psicologia está associada a estes valores.
Carolina Ferreira frisou que a Psicologia apresenta e chama à atenção “para questões como desigualdade quer seja de género ou étnico, direitos LGBTQ+, integração e reintegração de refugiados e imigrantes na sociedade, entre outros.”
Já Patrícia Oliveira-Silva realçou que “experimentar novas culturas, idiomas e costumes fomenta a compreensão intercultural e a empatia, características essenciais para futuros psicólogos e educadores.”