A melhoria dos processos educativos, de aprendizagem e de avaliação requerem a construção dialética de pontes interinstitucionais e de uma relação pedagógica positiva, interativa e equitativa. Neste propósito, a ação das escolas, dos seus professores, da educação e da avaliação em particular, passa por desafiar-se diariamente. A máxima é “não deixar ninguém para trás” (ONU, 2015), ativando o diálogo e a ação dos alunos no seu processo de aprendizagem e de avaliação e, assim, melhor compreender o valor e a qualidade dos projetos e processos educacionais.
A partir da tríade pedagógica ensinar, aprender, avaliar, pretendemos:
- Refletir sobre a avaliação – Finalidades, funções, dimensões e atores
- Questionar as práticas da avaliação para o desenvolvimento das aprendizagens e das pessoas
- Gerar oportunidades para transformar os modos de avaliar, ensinar, aprender.
Seminários
1.º Seminário | Paradoxos e Tensões da Avaliação
25 janeiro 2023 | 17h00 – 20h00
2.º Seminário | A avaliação como desenvolvimento profissional e como aprendizagem
15 fevereiro 2023 | 17h00 – 20h00
3.º Seminário | Práticas inovadoras de avaliação
29 março 2023 | 17h00 – 20h00
4.º Seminário | Avaliação como investigação e empoderamento
24 maio 2023 | 17h00 – 20h00
A quem se destinam
- Diretores e membros da direção de Escolas e Agrupamentos de Escola
- Professores e Educadores
- Líderes intermédios
- Técnicos da Educação
Acreditação
XIII Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar - A Avaliação em Interação: Pedagogias, Currículo e Aprendizagens. - Registo: CCPFC/ACC-118266/22, Nº de horas acreditadas: 12.