Docentes e investigadores do CLIL apresentam trabalho na Conferência Internacional da SRHE 2024

Quinta-feira, Dezembro 12, 2024 - 08:41

A conferência internacional da Society for Research into Higher Education (SRHE), realizada entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2024, no East Midlands Conference Centre, em Nottingham, Reino Unido, abordou o tema "Higher Education: A Place for Activism and Resistance?". Esta conferência reuniu especialistas, investigadores, estudantes, formuladores de políticas, desenvolvedores educacionais, equipas de serviços profissionais e outros interessados de todo o mundo com o objetivo de promover, apoiar e disseminar a pesquisa e a prática, e fornecer uma plataforma para as perspetivas e o conhecimento oferecido pela investigação teórica e aplicada na área do ensino superior.

Durante a conferência, o trabalho "We’re inventing the wheel when someone else has already tested it: A framework to support faculty collaboration towards innovative practices”, apresentado por Diana Soares, docente  da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa(FEP-UCP) e coordenadora do Católica Learning Innovation Lab (CLIL),  Maitê Gil, investigadora Research Centre for Human Development (CEDH) e especialista em Educação e Desenvolvimento Profissional Docente no Católica Learning Innovation Lab (CLIL), e Diana Mesquista, docente  da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) e Diretora do Research Centre for Human Development (CEDH), aborda como superar desafios emergentes nas instituições de ensino superior, com foco no desenvolvimento profissional dos docentes e na promoção da colaboração entre pares para implementar práticas de aprendizagem inovadoras.

O estudo apresentado envolveu 52 docentes e adotou uma abordagem de design-based research, concentrando-se no desenvolvimento profissional docente. A pesquisa sugere que as comunidades de aprendizagem e prática são essenciais para a implementação de abordagens inovadoras no ensino, enfatizando a aprendizagem ativa e a colaboração entre os membros do corpo docente. O framework proposto foi avaliado positivamente pelos participantes, que destacaram como pontos fortes a reflexão sobre a prática pedagógica e a colaboração entre pares. No entanto, os participantes também apontaram desafios relacionados à estrutura e ao tempo de implementação das comunidades de aprendizagem.

A principal contribuição do estudo foi a apresentação de um framework revisado, composto por cinco fases estruturadas para o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem e prática: (i) contextualizar o desafio; (ii) estabelecer princípios; (iii) idealizar cenários de aprendizagem; (iv) lançar e implementar o cenário de aprendizagem; e (v) compreender os resultados.

Este trabalho demonstra o compromisso no desenvolvimento profissional dos docentes no ensino superior, com o objetivo de fortalecer práticas de ensino inovadoras.

Fotografias - Conferência Internacional da SRHE 2024

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