Construir uma escola para todos: Faculdade de Educação e Psicologia leva reflexão sobre inclusão às escolas

Terça-feira, Dezembro 9, 2025 - 15:42

Docente Marisa Carvalho apresentou estratégias inovadoras para construir escolas mais inclusivas, envolvendo contextos, recursos e processos.

A inclusão educativa foi o tema central das Jornadas de Educação do Agrupamento de Escolas de Arouca. O evento, que reuniu mais de duas centenas de professores, educadores e terapeutas, contou com a participação da docente e investigadora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), Marisa Simões Carvalho, que dinamizou a formação intitulada “Para uma escola mais inclusiva: contextos, recursos e processos”.

Um encontro para partilhar práticas e promover a inclusão

As Jornadas de Educação são um espaço anual de reflexão e partilha de boas práticas pedagógicas, com o objetivo de capacitar os profissionais para promover o sucesso escolar e a inclusão. Este ano, o tema da inclusão assumiu especial relevância, refletindo um dos maiores desafios da educação contemporânea.

Na sua intervenção, Marisa Carvalho apresentou uma abordagem prática e inovadora, centrada no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que procura alinhar processos de aprendizagem e participação com recursos humanos e materiais, em contextos que abrangem a sala de aula, a escola e a comunidade.

“O Desenho Universal para a Aprendizagem constitui um modelo de suporte ao planeamento e ação pedagógica que considera a diversidade de estudantes bem como as barreiras à aprendizagem. Estes aspetos são essenciais quando pretendemos pensar as nossas aulas de forma mais inclusiva, respondendo a questões como: ‘Quem são os meus estudantes?’, Quais as barreiras que dificultam a sua aprendizagem e participação na sala de aula?’ ou ‘O que posso fazer para eliminar essas mesmas barreiras?’", afirma.

Estratégias para uma escola inclusiva

A docente, que também é coordenadora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), destacou princípios orientadores para uma escola inclusiva, sublinhando a importância de promover alunos motivados, informados e estratégicos. Entre as propostas apresentadas, salientam-se seis pistas para a construção contínua de ambientes educativos inclusivos: Conhecer, Diversificar, Valorizar, Colaborar, Errar e Aprender, Acreditar e Inspirar.

Estas orientações pretendem apoiar os profissionais na criação de práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e fomentem a participação de todos.

Para Marisa Carvalho: “a inclusão efetiva parte da valorização da diversidade. Perceber a diferença entre as pessoas e reconhecê-la como uma oportunidade de aprendizagem e de crescimento interpessoais é um fator crítico na criação de ambientes mais inclusivos.”

As Jornadas aconteceram no dia 11 de novembro de 2025, na Loja Interativa de Turismo de Arouca.