Artigo descreve protocolo de avaliação da implementação do Modelo Integrado de Acolhimento Familiar em Portugal

Sexta-feira, Junho 7, 2024 - 12:39

Um artigo recente, publicado na revista PLOS ONE, descreve o protocolo de avaliação da fase inicial de implementação do Modelo Integrado de Acolhimento Familiar (MIAF) em Portugal. O MIAF é um modelo inovador de acolhimento familiar que visa oferecer às crianças em situação de perigo e com necessidade de acolhimento um ambiente familiar mais acolhedor e estável, como alternativa à institucionalização.

O paper, que conta com a coautoria de Mariana Negrão, docente na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) desta faculdade, descreve o protocolo de avaliação do MIAF, que vai ser implementado em diversas regiões do país e instituições nacionais.

Este é um trabalho que se integra no projeto All4Children, que prevê um estudo, de natureza longitudinal, a acompanhar a implementação deste modelo inovador junto de crianças entre os 0 e os 9 anos em situação de acolhimento familiar, as suas famílias de acolhimento e os profissionais inscritos no projeto.

A avaliação da implementação do modelo terá duas vertentes principais: uma focada na análise do processo de implementação, ou seja, na fidelidade, viabilidade, adequação e aceitabilidade dos diversos módulos do MIAF, bem como na identificação dos facilitadores e das barreiras à sua implementação em Portugal; e outra centrada na avaliação dos resultados do modelo, que terá em conta o desenvolvimento, a segurança e a estabilidade das crianças acolhidas, o bem-estar da família de acolhimento e a qualidade dos cuidados relacionais.

 

O aperfeiçoamento contínuo do MIAF

"Este projeto contribuirá para o aperfeiçoamento do MIAF, melhorando a prática e informando a política durante uma fase crucial da desinstitucionalização em Portugal", afirma Mariana Negrão.
Os resultados do estudo fornecerão dados valiosos para o aprimoramento do MIAF e para a promoção de melhores práticas no âmbito do acolhimento familiar em Portugal. Acredita-se que o MIAF possa ter um impacto positivo significativo na vida das crianças em situação de risco, oferecendo-lhes um ambiente familiar mais acolhedor e estável.

O artigo The All4Children project to assess the initial implementation of the Integrated Model of Family Foster Care in Portugal: A description of the study protocol é produto do projeto All4Children, no qual a FEP-UCP participa, juntamente com o Iscte-IUL, ProChild CoLAB e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Para além de Mariana Negrão, o artigo é também assinado por Joana Baptista (Iscte-IUL), Helena Grangeia (ProChild CoLAB e JusGOV), Cláudia Camilo (Iscte-IUL), Sandra Ornelas (ProChild CoLAB), Sandra Nogueira (ProChild CoLAB), Isabel Pastor (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), Ana Gaspar (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), Isabel Soares (Faculdade de Psicologia da Universidade do Minho) e Stephanie Alves (HEI-Lab).