Let’s Care apresenta resultados de estudo sobre facilitadores e barreiras para um Ensino Seguro

Segunda-feira, Julho 22, 2024 - 11:26

No dia 6 de julho, a equipa do projeto Let’s Care marcou presença na Conferência Anual da International School Psychology Association (ISPA), realizada em Riga, Letónia. Durante o evento, foram apresentados os resultados de um estudo que envolveu grupos de discussão com professores e entrevistas a pais de estudantes, acerca dos facilitadores e dos obstáculos para um Ensino Seguro.

Os resultados do estudo revelaram a importância de os professores adotarem estratégias de relacionamento com os seus alunos, para potenciarem um Ensino Seguro. Entre estas estratégias são de realçar o conhecimento aprofundando dos estudantes, a demonstração de preocupação genuína para com os mesmos e a criação de um ambiente seguro e acolhedor. Nesta mesma linha, foram igualmente discutidas estratégias pedagógicas, como a adaptação do ensino às necessidades individuais de cada aluno ou turma.

Os pais participantes na investigação mencionaram como fatores cruciais para um Ensino Seguro a eficácia do reforço positivo e do encorajamento por parte dos professores, assim como a dedicação dos mesmos em estabelecer uma relação sólida com os alunos. A nível de barreiras, identificaram a falta de tempo dos professores para construir essas relações, bem como a elevada carga burocrática inerente à profissão e o baixo bem-estar do corpo docente.

 

A importância do vínculo entre professores e alunos para um Ensino Seguro

“Uma das principais conclusões do estudo é que tanto professores como pais reconhecem a importância do vínculo entre professores e alunos, mas enfatizam que este deve ser desenvolvido de forma intencional”, afirmam os investigadores do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), envolvidos na equipa do projeto.

O Projeto Let’s Care - Building Safe and Caring Schools to Foster Educational Inclusion and School Achievement é financiado pelo Programa Horizon Europe e conta com a participação de vários países. Portugal está representado pela Universidade Católica Portuguesa, com investigadores do CEDH.

Este projeto visa combater o insucesso e o abandono escolar precoce, promovendo a construção de um modelo de Escola Segura: um ambiente educativo cuidador num contexto relacional e emocional eficaz, que promova a inclusão e a motivação dos estudantes.