Professor da FEP em Moçambique para falar sobre competências digitais e desafios do ensino híbrido

Sexta-feira, Maio 17, 2024 - 10:17

José Matias Alves, Professor da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), vai ministrar uma conferência dedicada ao tema “Competências digitais dos professores e os desafios do ensino híbrido”, na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, em Nampula. A conferência acontecerá, no dia 10 de junho, das 9h00 às 12h00 (hora moçambicana).

O docente da FEP falará sobre os cenários para a educação do futuro traçados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), até 2040, e abordará o modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), que propõe uma estrutura para compreender o conhecimento que os professores precisam para integrar a tecnologia de forma eficaz na sua prática docente.

José Matias Alves apresentará igualmente estratégias para o ensino híbrido, assim como modos de trabalho docente e discente e modalidades e práticas de avaliação pedagógica.

“Esta problemática é de relevância e pertinência mundial. Assume, contudo, particular significado num contexto de um país com uma expressiva dimensão geográfica - 11 províncias e 33 milhões de habitantes -, e onde a democratização do acesso à educação é um imperativo nacional. Por estas razões particulares, o ensino híbrido e as competências digitais de professores e alunos são dispositivos fundamentais”, refere o Professor da FEP.

O docente permanecerá 10 dias na Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, para lecionar um Módulo do Doutoramento em Ciências da Educação – Especialização em Inovação Educativa desta faculdade, dedicado ao tema "Avaliação da Qualidade e Sistemas de Educação e Formação".