Pós-Graduação em Psicologia Escolar (B-Learning)

Desenhada para responder às necessidades emergentes das escolas e dos psicólogos escolares
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
10 bolsas de estudo financiadas no âmbito do projeto Training for Resilience - A Value for the Future

Mais Informações

Formato

Presencial e online (B-learning)

Regime

Pós-laboral

As sessões decorrerão

às sextas-feiras das 18h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00, com periodicidade quinzenal.

Duração do programa

180h de contacto (incluindo 40h de supervisão em pequeno grupo)

Idioma

Português

O início das aulas está previsto para dia

17 de outubro de 2025.

 

Apresentação

Nos últimos anos, o papel do psicólogo escolar tem sido valorizado e reconhecido pelo seu contributo em múltiplas áreas do desenvolvimento dos alunos, dos profissionais e das escolas. Por um lado, as opções políticas em educação incentivaram alterações na conceção e prática em Psicologia Escolar (e.g., APA; DGE; ISPA; NASP; OPP). Por outro lado, as mudanças sociais, tecnológicas, científicas na sociedade e na educação colocam importantes desafios à prática em Psicologia Escolar (e.g., COVID19; Fluxo de refugiados e migrantes; Evidência da comunidade LGBTQIA+). Com efeito, justifica-se o desenvolvimento e atualização profissional dos psicólogos escolares atendendo aos desafios emergentes. A Pós-Graduação em Psicologia Escolar procura responder a esta necessidade, criando condições para que os psicólogos escolares possam, de forma estruturada, refletida e aplicada, conhecer e compreender a evidência científica, e a partir daí, desenhar planos de atividades que efetivamente traduzam as orientações e recomendações para práticas profissionais eficazes.

Esta pós-graduação distingue-se pelos seguintes aspetos:

  • É desenhada para responder às necessidades emergentes das escolas e dos psicólogos escolares;
  • Apresenta um componente de Supervisão, reconhecida como modalidade de desenvolvimento profissional dos psicólogos para acesso a especialidades profissionais;
  • É lecionada por corpo docente com reconhecido mérito nacional e internacional em Psicologia Escolar e da Educação;
  • É desenvolvida na modalidade online;
  • Acreditação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Público-alvo

Psicólogos/as juniores e efetivos da OPP, em particular psicólogos escolares

Objetivo Geral

Aprofundar conhecimentos e competências na área da Psicologia da Escolar à luz dos paradigmas legais e teóricos atuais, com base na evidência e que contribua efetivamente para uma maior eficácia profissional.

Bolsas de Estudo

Serão atribuídas 10 bolsas de estudo financiadas no âmbito do projeto Training for Resilience - A Value for the Future, ao abrigo do Programa Impulso Adultos, financiado pelos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PR), 2021-2026.

As bolsas são atribuídas em valor correspondente a 25% da propina atual deste curso de pós-graduação. As bolsas de estudo serão atribuídas aos candidatos que cumpram as condições de admissão referidas no artigo 2º e que tenham a melhor pontuação (artigo 4º).

Os estudantes a quem tenha sido atribuída Bolsa de Estudos, ficam obrigados a cumprir com os critérios de assiduidade e aproveitamento. Esta informação não dispensa a consulta do regulamento de atribuição de bolsas de estudo.

PRR-RP-FUE

Tem alguma questão?

PREENCHA ESTE FORMULÁRIO

Mais Informações

Formato

Presencial e online (B-learning)

Regime

Pós-laboral

As sessões decorrerão

às sextas-feiras das 18h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00, com periodicidade quinzenal.

Duração do programa

180h de contacto (incluindo 40h de supervisão em pequeno grupo)

Idioma

Português

O início das aulas está previsto para dia

17 de outubro de 2025.