Nos últimos anos, o papel do psicólogo escolar tem sido valorizado e reconhecido pelo seu contributo em múltiplas áreas do desenvolvimento dos alunos, dos profissionais e das escolas. Por um lado, as opções políticas em educação incentivaram alterações na conceção e prática em Psicologia Escolar (e.g., APA; DGE; ISPA; NASP; OPP). Por outro lado, as mudanças sociais, tecnológicas, científicas na sociedade e na educação colocam importantes desafios à prática em Psicologia Escolar (e.g., COVID19; Fluxo de refugiados e migrantes; Evidência da comunidade LGBTQIA+). Com efeito, justifica-se o desenvolvimento e atualização profissional dos psicólogos escolares atendendo aos desafios emergentes. A Pós-Graduação em Psicologia Escolar procura responder a esta necessidade, criando condições para que os psicólogos escolares possam, de forma estruturada, refletida e aplicada, conhecer e compreender a evidência científica, e a partir daí, desenhar planos de atividades que efetivamente traduzam as orientações e recomendações para práticas profissionais eficazes.
Esta pós-graduação distingue-se pelos seguintes aspetos:
- É desenhada para responder às necessidades emergentes das escolas e dos psicólogos escolares;
- Apresenta um componente de Supervisão, reconhecida como modalidade de desenvolvimento profissional dos psicólogos para acesso a especialidades profissionais;
- É lecionada por corpo docente com reconhecido mérito nacional e internacional em Psicologia Escolar e da Educação;
- É desenvolvida na modalidade online;
- Acreditação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Público-alvo:
Psicólogos/as juniores e efetivos da OPP, em particular psicólogos escolares
Objetivo Geral:
Aprofundar conhecimentos e competências na área da Psicologia da Escolar à luz dos paradigmas legais e teóricos atuais, com base na evidência e que contribua efetivamente para uma maior eficácia profissional.