Metodologias de recolha, tratamento e análise de dados em Educação I

15 ECTS / Semestral / Português

Em termos gerais pretende-se, nesta unidade curricular, que os estudantes:

i) Enquadrem em termos paradigmáticos a investigação em educação;

ii) Desenvolvam uma postura ética, reflexiva e crítica face à realidade da investigação em Ciências da Educação;

iii) Enquadrem epistemologicamente os métodos qualitativos e quantitativos de investigação em Ciências da Educação e se posicionem criticamente sobre os mesmos;

iv) Desenvolvam competências avançadas de investigação em Ciências da Educação nas seguintes etapas do processo:

  • Identificação e explicitação de problemas de investigação relevantes e pertinentes no campo da Educação;
  • Planificação e conceção de designs de investigação adequados à consecução dos objetivos de investigação.

v) Adquiram competências de infoliteracia e de gestão e utilização de bases de dados científicas.

Docentes

Professor(a) Convidado(a) / Investigador(a)
Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do…
Professor(a) Auxiliar Convidado(a) / Investigador(a)
Diana Soares é Professora Auxiliar Convidada e membro da Direção para a 'Qualidade do Ensino' da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica…
Professor(a) Associado(a) / Investigador(a)
Professora Associada (FEP / UCP). Doutora em Filosofia (FLUP) e Mestre em Filosofia da Educação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP…